segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Virar a Página - Emergência Alimentar

 A 16 de Março de 2020, começámos a nossa atividade na cozinha do Colégio Luso Internacional de Braga, gentilmente cedida para podermos criar este nosso projeto de resposta de emergência alimentar. Desde esse dia que diariamente cozinhamos e distribuímos refeições a todos aqueles que, fruto da pandemia ou das suas consequências, se encontram em situação de necessidade alimentar.

 
Saímos do colégio quando as aulas começaram, fomos para a cozinha de uma paróquia, onde estivemos durante mais de um ano. Neste momento, encontramo-nos num terceiro espaço, emprestado como os outros, as instalações de um restaurante que amavelmente nos foram cedidas até que seja vendido.
 
Desde que começámos, já servimos mais de 250 mil refeições. Já passaram por nós mais de 900 pessoas. O nosso apoio é de emergência e temporário, até conseguirmos que cada pessoa vire a página. Agora, ao virar esta página, começa um novo capítulo.
 
Somos um grupo de voluntários sonhadores, empenhados e determinados. Tomámos a decisão de continuar o nosso projeto, pois são muitas as pessoas e famílias que dependem de nós. Estamos há dois anos a trabalhar diariamente, contando apenas com o apoio de voluntários. sabemos que fazemos a diferença na vida daqueles que ajudamos, decidimos por isso avançar para a compra de instalações próprias, onde possamos continuar aquilo que fazemos melhor - ajudar pessoas em situação de carência alimentar.
 
Este novo espaço terá ainda outras funções e utilidades, permitir-nos-á criar programas de formação e apoio à formação de jovens com deficiência da Associação da qual o VaP faz parte - Associação YAY, Educação para a Inclusão.
 
Acreditamos que um grupo de cidadãos determinados consegue organizar-se para fazer a diferença, é isso que, há dois anos, fazemos. Precisamos agora da vossa ajuda para podermos comprar um espaço próprio onde nos possamos instalar definitivamente para podermos virar páginas cada vez melhor!
 
Contamos consigo?



Sem comentários: