segunda-feira, 10 de julho de 2017

Carta de um pai de escuteiro





Carta de um pai de escuteiro

" Alguém me perguntou um dia:
- Porque gastas dinheiro e tempo para que os teus filhos estejam nos escuteiros, façam atividades e vão a acampamentos?-
A minha resposta foi:
Bem, tenho uma confissão a fazer, não pago e dou o meu tempo para os meus filhos usarem um uniforme e irem para acampamentos. Sabes para que estou a investir?
Para que meus filhos aprendam a ser disciplinados
Para que meus filhos aprendam a cuidar do seu corpo e da sua mente
Para que apreciem e respeitem a natureza
Para que os meus filhos aprendam a trabalhar com os outros, em grupo, e sejam bons companheiros de equipa.
Para que desenvolvam a sua criatividade.
Para que os meus filhos aprendam a lidar com a deceção quando não conseguem o que esperavam, e descobrirem que a chave para o sucesso é trabalhar mais e mais.
Para que aprendam a alcançar os seus objetivos.
Para que os meus filhos entendam que leva horas e horas de trabalho duro e treinos
para obter resultados, e que o sucesso não acontece da noite para o dia.
Pela oportunidade que os meus filhos terão de fazer amizades para toda a vida, tal como eu fiz.
Para que os meus filhos estejam a aprender e não em frente à televisão.
Por aqueles momentos em que os meus filhos voltam tão cansados que só querem chegar a descansar e não pensam nem têm tempo de andar na “má vida”.
Por todos os ensinamentos que este grande movimento lhes dá: " responsabilidade, entrega, compromisso, civismo, respeito, amor à natureza, convivência, etc, etc.".
Porque através da natureza conhecem mais a Deus.
Poderia continuar, mas para ser breve;
Não pago por aulas de escutismo, porque inclusive os seus dirigentes são voluntários, não recebem um cêntimo para doar o seu tempo, criatividade e conhecimento, e muito menos pelo seu carinho e paciência.
Obrigado pelas oportunidades que os escuteiros oferecem para desenvolver atributos e habilidades que lhe serão muito úteis ao longo da sua vida e dar-lhe a oportunidade de valorizar a vida, de construir um mundo melhor ".
Parabéns aos pais/mães dos escuteiros
Um pai de escuteiros anónimo.