sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Luz da Paz de Belém - Passo a Passo - 2019

Luz da Paz de Belém - PASSO A PASSO 2019 


(actualizado: 22 dezembro 2019  00:15h) 1993




"A LUZ QUE MARCA EM CADA PARTILHA"

Há mais de dois mil anos, nasceu em Belém uma Luz que encheu de esperança toda a Humanidade. Hoje o mundo vive entre conflitos, guerras e egoísmos que nos fazem esquecer a mensagem de paz e amor que Jesus nos deixou.

A iniciativa da Luz da Paz de Belém, surgiu como um programa de beneficência com o nome Luz na Escuridão, dedicado a apoiar crianças necessitadas na Áustria. Desde então, todos os anos, uma criança oriunda do norte da Áustria recolhe a Luz na gruta da Natividade em Belém, onde Jesus nasceu, e leva-a para a Áustria onde esta é partilhada numa grande cerimónia ecuménica..

Delegações escutistas e guidistas de toda a Europa participam na celebração de Viena para levar a Luz aos seus respectivos países, como uma mensagem de Paz. Nas suas terras, as Guias e os Escuteiros partilham a Luz e levam a Luz a outras igrejas, casas particulares, hospitais, residências de idosos, prisões, lugares públicos e de importância cultural e política ou a qualquer lugar onde seja apreciado o seu significado.


Victoria Kampenhuber, foto: ORF
Victoria Kampenhuber, de 11 anos, foi a criança escolhida para recolher a chama da gruta da natividade em Belém.
Victoria é membro da ala juvenil da Cruz Vermelha de Enns, distrito de Linz-land.
A Cruz Vermelha Austríaca faz parte das entidades que fazem distribuição da luz, e este ano foi convidada a nomear a criança para recolher a chama "ela é muito prestativa e comprometida".
"É um prazer ajudar outras pessoas e estar lá para elas - porque ajudar outras pessoas é divertido" diz Victoria. As reuniões na estação local da Cruz Vermelha são o destaque da sua semana, mas ela acha que distribuir a luz da Paz pelo Natal é uma coisa importante todos os anos - "é tão bom ver como essa chama pequenina toca o coração das pessoas e espero que, com a luz, a paz seja passada de mão em mão".



fica aqui o registo DO PERCURSO: (iremos actualizando)




-26 novembro 2019 - Recolha na Gruta da Natividade, Belém, da Chama da Luz da Paz de Belém, pela criança eleita


foto: ORF Austria

foto: ORF Austria

foto: ORF Austria

foto: ORF Austria

- 28 novembro 2019 - A Chama da Luz da Paz de Belém é transportada num avião da Austrian Airlines desde Tel Aviv até Austria pela 33ª vez (desde o seu inicio) no voo OS858 tendo aterrado em segurança em Viena. No mesmo voo seguiu para Nova York e Montreal, a partir daí é partilhada pelos EUA, Canadá e partes da América do Sul.



foto: Austrian Airlines

- 10 dezembro 2019 - A Chama da Luz da Paz de Belém Chega ao Aeroporto JFK nos Estados Unidos da América


Luz da Paz de Belém chega aos Estados Unidos da América (aeroporto JFK)


- 11 dezembro 2019 - Partida da Delegação Portuguesa para acolher na Austria e trazer para Portugal a Chama da Luz da Paz de Belém






- 14 dezembro 2019 - Cerimónia Mundial de Partilha da Chama da Luz da Paz de Belém - Igreja de São Leopoldo - Donafeud - Viena - Austria 
A Igreja de São Leopoldo é a igreja paroquial católica romana de Donaufeld em Floridsdorf, o 21º distrito de Viena, Áustria. Localizada em Kinzerplatz, tem 96 m de altura, o que a torna a terceira igreja mais alta de Viena. A construção foi concluída em 1914, dez anos após a morte de seu arquiteto, Franz Neumann.


- 14 dezembro 2019 - Delegação Portuguesa do Corpo Nacional de Escutas recolhe a Chama da Luz da Paz de Melém na cerimónia Mundial realizada na Igreja de São Leopoldo - Donafeud - Viena - Austria


@Rudolf Klaban/Christian Schnaubet

@Rudolf Klaban/Christian Schnaubet

@Rudolf Klaban/Christian Schnaubet

@Rudolf Klaban/Christian Schnaubet

@Rudolf Klaban/Christian Schnaubet

@Rudolf Klaban/Christian Schnaubet


- 15 dezembro 2019 -  Delegação da Região de Braga viaja até á Igreja de Santa Clara - Santarém para acolher a luz da Paz de Belém e Trazer para a Região de Braga


(A Francisca Ernesto e o Francisco Lopes, eles são os Lobitos do Núcleo de Vila Verde que irão trazer a Luz da Paz de Belém até à nossa Região.)





- 15 dezembro 2019 - Cerimónia nacional do CNE na Região de Santarém, Na Igreja de Santa Clara

 
foto: Manuel Oliveira
Francisco Lopes, Maria Inês, e Francisca Ernesto foto: @JRBraga 

@jrbraga

@jrbraga



- 18 dezembro 2019 - Cerimónia regional - Região de Braga - Santuário N. Sra do Alivio - Vila Verde - 21:30H












- 21 dezembro 2019 - Cerimónia de Partilha do Agrupamento de Escuteiros de Nogueiró, nas Paróquias do Divino Salvador de Nogueiró e Santa Eulália de Tenões






- 21, 22 dezembro 2019 - Os Escuteiros de Nogueiró realizaram no dia 21 dezembro a sua Cerimónia de Partilha nas Paróquias do Divino Salvador de Nogueiró e Santa Eulália de Tenões, Estas Cerimónias foram animadas, em Nogueiró pelo coro da ACIJE - Associação do Coro Infanto-juvenil de Esporões em conjunto com o Coro da Catequese de Nogueiró, e em Tenões pelo Coro Paroquial de Tenões.
 No dia 22 foi partilhada a Chama no final da Eucaristia, e de seguida foi entregue a chama juntamente com um marcador alusivo, no lar Ana Maria Javouhey, Casa das Irmãs de S. josé de Cluny e Casa de Saúde do Bom Jesus.

Instituições:





Igreja de Nogueiró:









Igreja de Tenões:














Cerimónias anteriores: