quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Correio da Esperança, aceita este desafio



Correio da Esperança, aceita este desafio

“Um postal, uma esperança” é o mote do projeto da Pastoral Penitenciária de Braga, que visa aproximar os jovens das pessoas privadas de liberdade que se encontram nos Estabelecimentos Prisionais de Braga e Guimarães. O objectivo deste projecto é promover a correspondência escrita entre jovens e reclusos, por altura da época natalícia. Cada jovem é convidado a escrever um postal de Natal a um recluso. Deve imaginar-se recluso para que a missão seja bem sucedida. A pastoral Penitenciaria fornece os postais e o respectivo envelope, que foram doados pela Associação Portuguesa Amigos de Raoul Follereau (APARF).


Grupos de jovens formais ou informais, catequistas, catequizandos, associações juvenis agrupamentos de Escuteiros, professores, alunos ou outros cidadãos a titulo pessoal podem participar neste projecto. Basta entrar em contacto com a Pastoral Penitenciária de Braga e pedir informações pelo e-mail: pastoralpenitenciaria@arquidiocese-braga.pt


Este projecto existe à 5 anos nos Estabelecimentos Prisionais de Braga e Guimarães com a designação “Correio da Esperança”. Por altura do Natal são distribuídas mais de 200 cartas ou postais aos reclusos na noite de consoada. Até hoje já foram entregues cerca mais de 1000 cartas aos reclusos. É um momento de partilha também para eles, pois muitos lêem as cartas ou postais uns dos outros. Há também alguns reclusos que respondem as palavras que lhes foram dirigidas. Toda a articulação deste trabalho é da responsabilidade da Pastoral Penitenciária de Braga que mantém o anonimato quer de quem escreve quer de quem lê. Pois no postal não poderá existir nenhuma informação pessoal (morada, nome completo, dados pessoais /familiares) que possa identificar o jovem/adolescente. Deve apenas ter o primeiro e/ou segundo nome da pessoa. Toda a correspondência deste projecto deve ser enviada até ao dia 20 de Dezembro.


Obrigado
Padre João Torres