domingo, 1 de dezembro de 2019

Rover 100, pelos olhos da Catarina do 426

Rover 100... Após algum tempo para refletir posso dizer que esta não foi só mais uma atividade mas sim A ATIVIDADE e sem dúvida que em tantos anos de escutismo foi a que mais me marcou!


Tudo começou com um cafezinho no Apeadeiro, um almoço debaixo da ponte e um percurso individual que de individual nada teve, havendo até paragens de autocarro sobrelotadas de pessoas malandras (e incríveis diga-se também)! Seguiu-se um pelotão de pessoas extraordinárias e uma busca noturna de local para pernoitar, dado que ainda não adquirimos a capacidade de montar tendas em alcatrão. 

Com muita animação à mistura e uma união quase inata, lá encontramos um local para montar a tenda que curiosamente estava protegido pela padroeira de Avanca. Esfomeados, fomos em busca de um café e o sonho tornou-se realidade: dançamos ao som do Kuduro e este foi o nosso bilhete para entrar na festa da vizinhança onde tivemos direito a muita comida, bebida e, mais importante, carinho daquela população tão peculiar! A simpatia prolongou-se até ao dia seguinte, pois ofereceram-nos um pequeno-almoço digno de reis! Foi assim que surgiu o pelotão Dona Fátima de Avanca!

Continuamos o nosso caminho e juntamo-nos aos restantes pelotões que rapidamente passaram de estranhos a amigos para a vida! Partilhamos vários momentos em Avanca, desde a luta contra a horta selvagem e as varandas do lar, aos banhos “extremamente quentes” de mangueira ao ar livre, às suecadas prolongadas e cantorias tão nossas, até às noites tardias de diversão, chouriça e de muita mas muita amizade! Foi neste local que criamos laços que originaram o GRANDE ESPÍRITO da Companhia 10 : Egaz Moniz!!! 

Partimos, então, para o campo principal e fomos recebidos com uma bela apresentação militar que fez com que em 1 minuto conseguíssemos estar prontos (ou quase prontos) para mostrar o nosso belíssimo grito de Companhia sob um ataque de granadas! Seguiu-se o trabalho de equipa presente nas montagens do pórtico e cozinha, que culminaram em construções fantásticas! 

Ao longo dos 3 dias tivemos momentos de aprendizagem na área do suporte básico de vida, assim como na área da sobrevivência, e tivemos ainda direito a um " treino militar"! Conseguimos, também, dar um mergulho na piscina (literalmente um) e fazer atividades náuticas que acabaram numa guerra aquática bastante molhada! Pelo caminho destas aventuras, brindamos às amizades autênticas e, como seria de esperar, ao som do nosso traçadinho de Avanca! Houve tempo também para disfrutar de um concerto memorável numa das noites, onde os sentimentos estiveram à flor da pele e a nossa união enquanto Companhia foi notória!

Por fim, visitamos um pouco da cidade que nos acolheu, Aveiro, tendo a oportunidade de fazer ovos moles e andar de moliceiro, sendo que a melhor parte do dia foi as minis serenatas que íamos fazendo às pessoas, contagiando-as com a nossa boa disposição! Por último e não menos importante, tivemos o arraial, onde demos o nosso próprio show, tanto fora como em cima do palco! Sem dúvida que ganhamos alguns fãs da nossa versão do hino do Rover100 pelo caminho e que " tudo o que fizemos em serviço, em amor se devolveu"! Foi uma experiência única que vou recordar para sempre, assim como cada um dos caminheiros que fez parte da Companhia 10!! 

Um enorme obrigada a todos, pois sem as diferenças e singularidades de cada um deles, nada disto seria possível!!! Quero deixar também um obrigada especial ao meu pelotão que mostrou que a idade é apenas um número e que em nada está relacionada com a vivência da IV secção e com o amor e dedicação que lhe está implícito! Muito orgulho em todos vocês! Seremos para sempre a Companhia mais alegre, artística e dinâmica de sempre!!!

Catarina Ferreira
Caminheira no Agrupamento 426 Lamaçães - Braga






Fotos: Diana Matos