Expedição


Exploradores (dos 11 aos 15 anos)

O Grupo Expedição, também designado por II Secção, integra os jovens entre os 11 e os 15 anos. O seu Método ( Sistema de Patrulhas) apoia-se fundamentalmente no trabalho em pequenos grupos ( 4 a 8 jovens), designados como Patrulhas (Tripulações, novamente no caso dos Marítimos), e que, em número que varia entre 2 e 4 Patrulhas (excepcionalmente 5), constituem um grupo maior, designado como Grupo Expedição.


É no contexto deste grupo maior (Grupo Expedição) que os grupos mais pequenos (Patrulhas) desenvolvem toda a sua actividade, assumindo responsabilidades e defendendo direitos. No seio das Patrulhas, os elementos que as constituem igualmente participam, desempenham funções, assumem responsabilidades e defendem direitos, reflectindo, num jogo social restrito, o jogo social maior, para o qual estão a ser formados, e que mais não é que o jogo em que qualquer Cidadão participa na comunidade a que pertence, seja qual for a sua dimensão.

O Jogo constitui uma ferramenta essencial no método escutista, sendo através dele que praticamente tudo se realiza. Envolve competição, partilha, iniciativa, responsabilidade, carácter, algum grau de autonomia. Num escalão etário caracterizado pela "fantasia-que-se-pode-realizar" é natural que o jogo assuma um papel preponderante. Para um/a jovem de 11/12/13 anos a própria vida é um jogo, vivido em comunidade, envolvendo, por vezes, a criação de novas regras, e o consequente respeito por elas.



Organização da Expedição

os elementos da Expedição são os Exploradores;

os Exploradores estão divididos em pequenos grupos de 4 a 8 elementos, as Patrulhas ;

cada Expedição tem entre 2 a 5 Patrulhas;

cada Patrulha tem o nome de um animal, o Totem;

cada Explorador usa na camisa um distintivo com o Totem da sua Patrulha (o desenho e as cores associadas ao animal que escolheram);

cada Patrulha tem uma bandeirola da Patrulha com o seu Totem e as suas cores;

o patrono dos Exploradores é São Tiago;

a cor do lenço dos Exploradores é o Verde (debruado a branco), cor da esperança e da natureza;

o local de reunião denomina-se Base