terça-feira, 10 de março de 2020

COVID-19 - ALERTA Junta Regional de Braga - 10 março 2020 - Suspenção de actividades


Caros escuteiros e dirigentes,

Considerando a necessidade da Junta Regional de Braga assumir uma posição que contribua para a prevenção e controlo do virus COVID-19 e perante o agravamento da situação na Região Norte do país nas últimas horas, bem como de proporcionar a informação adequada, quer em termos de prevenção, quer de identificação e de atuação perante eventuais casos;
Tendo em conta toda a evolução e medidas preventivas adotadas por todas as entidades responsáveis, relacionada com a evolução do vírus COVID-19, com o objetivo de garantir a segurança e saúde de todos os associados, não obstante às medidas tomadas pelo CNE através da Junta Central (que pedimos a melhor atenção), a Junta Regional de Braga, vem comunicar o seguinte:

1- Em consonância com as várias recomendações das autoridades civis, nomeadamente da DGS, Proteção Civil e contactos informais com delegados de saúde e profissionais qualificados, e ainda das medidas adotadas em vários órgãos públicos, como escolas, universidades, prisões, hospitais, entre outras, a Junta Regional de Braga vai adiar as atividades, formações e demais encontros e reuniões de caráter regional, com caráter suspensivo até 3 de abril.

2- Informamos que esta medida é tomada em consonância com as Juntas de Núcleo, devendo estas medidas serem adotadas por todas as estruturas, agrupamentos e unidades.

3- Estas medidas estão a ser coordenadas e em consonância com a Arquidiocese.

4- As atividades no período pós suspensão devem ser repensadas e possivelmente
recalendarizadas. Sugerimos que vejam se conseguem preparar à distância, por exemplo com reuniões em conferência online. Caso esta opção não seja possível, devem pensar no seu reagendamento. A Junta Regional de Braga fará o mesmo, por exemplo, com o Festivais Regionais.

5- Nas celebrações litúrgicas solicitamos que sigam as recomendações da conferência episcopal, diocesanas e arciprestais. A participação enquanto escuteiro/unidade/agrupamento nas reuniões de piedade/dia de agrupamento, entre outras, sendo uma atividade escutista, deve ser suspensa.

6- Perante as necessidades e exigências, estas medidas de contingência são evolutivas e com cariz operacional que funcionará em articulação com os agentes de saúde e proteção civil locais e que centralizam as respostas e decisões face à evolução da situação nas nossas comunidades. A duração das medidas anunciadas poderão ser revistas consoante o
desenrolar dos acontecimentos e em função da evolução epidemiológica e orientação
das entidades competentes.

7- Reforçamos a ideia de que é fundamental o acompanhamento da situação, apelando à calma, ao bom senso, e sobretudo ao sentido de responsabilidade de todos. Estas medidas são tomadas apenas com cariz preventivo para respondermos enquanto movimento, comunidade e sociedade a um problema que a todos diz respeito.

8- Apelamos a todos que evitem circulação desnecessária e o contacto com pessoas,
particularmente contactos em grupo, quando por recomendações das autoridades de saúde
locais for atribuída a qualquer pessoa a necessidade de quarentena, as mesmas devem
permanecer em casa. A restrição do contacto social é uma medida comunitária, que a todos beneficia e diz respeito. É assim que nesta altura podemos e devemos servir.

9- Recomendamos a necessidade de permanentemente consultarem as recomendações da DGS.

Por fim, o CNE como movimento de educação (não formal) pelo exemplo, apelamos que todos procedam mediante os valores que nos caracterizam, sempre à luz da Lei e Princípios. O nosso resguardo é a proteção das nossas crianças e jovens, das suas famílias e de toda a nossa comunidade.

O espírito escutista deve prevalecer sempre.

Forte canhota,

Hugo Cunha
Chefe Regional de Braga

Sem comentários: