terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

VISITA AOS DOENTES PELO CAPELÃO DO HOSPITAL

 VISITA AOS DOENTES PELO CAPELÃO DO HOSPITAL

By: Pde Nuno Westwood

Um doente hospitalizado no SNS tem direito a ter assistência espiritual da sua própria religião, desde que o solicite ou consinta. Um doente católico, internado num estabelecimento do SNS, pode beneficiar do serviço de assistência espiritual e religiosa prestado pelo capelão e grupo da capelania.
E COMO PODE UM DOENTE FAZER ESTE PEDIDO?
Desde logo pedindo-o no início do seu internamento. Pode também fazê-lo mais tarde, solicitando-o aos enfermeiros que o acompanham. Caso o doente não o possa fazer por si próprio, a família pode solicitá-lo aos enfermeiros ou diretamente à capelania. Também o pároco pode comunicar a presença do
doente ao capelão.
E COMO CONTACTAR O CAPELÃO OU O SERVIÇO DA CAPELANIA?
Telefonicamente ou por email, sendo habitual os contactos estarem disponíveis no site do hospital.
SÓ OS DOENTES CATÓLICOS PODEM RECEBER A VISITA DO CAPELÃO?
Qualquer doente, independentemente da sua prática religiosa, pode receber assistência espiritual. Sendo caso disso, o capelão colabora para que o doente possa ser assistido no âmbito da sua própria religião.
E UM DOENTE-COVID?
Também tem direito e deve solicitar assistência espiritual, se assim o desejar. Sempre que a situação clínica de um doente o justifica, o capelão utiliza todo o equipamento de proteção individual necessário e cumpre sempre todas as normas estabelecidas para cada doente.
O QUE É “RECEBER A VISITA DO CAPELÃO”?
A presença do capelão junto do doente é uma presença amiga de acolhimento e escuta, que pode rezar com ele e por ele, ler com ele a Palavra de Deus, dar-lhe a bênção e administrar-lhe os sacramentos da cura espiritual. O capelão é sinal do cuidado da sua comunidade religiosa e é uma presença que o ajuda a viver na fé a sua doença. Viver na fé a fragilidade e a doença é experiência transformadora e salvífica que liberta para a plenitude de Deus.
E O QUE SE PASSA EM CADA VISITA?
No serviço de assistência espiritual da capelania nada é imposto, tudo se passa de acordo com o desejo de cada pessoa doente.
Que as famílias e as comunidades não deixem de estar atentas às necessidades espirituais dos seus doentes e idosos. Que as famílias e as comunidades se unam diariamente em oração pelos doentes e pelos moribundos.
Se acharem por bem, copiem esta mensagem e divulguem-na, para que a nenhum doente falte a presença amiga do capelão. Que cada doente possa sentir a paixão amorosa de Jesus, sinal da misericórdia de Deus.


Sem comentários: