quarta-feira, 15 de abril de 2020

O 18º Ciclo do Cenáculo, pelos olhos da Ângela e do Alexandre


O 18º és tu e eu. É nosso. E pode ser tudo aquilo que tu Sonhares que seja.”

Sabes o que é o Cenáculo?
O cenáculo é uma atividade que se realiza a nível Local e a nível Nacional, feito de Caminheiros para Caminheiros!

No Cenáculo Local, participam todos os Aspirantes, Noviços e Caminheiros do Núcleo ou Região a que pertencem.
No Cenáculo Nacional, participam todos os representantes (coordenadores) dos Núcleos ou Região eleitos localmente. Este, realiza-se em duas datas, ou seja, em dois encontros. O Encontro Aberto, onde participam os representantes do ciclo atual e os representantes do próximo ciclo. No Encontro Fechado, participam os representantes do ciclo atual.
No 18ºCiclo do Cenáculo Nacional, fomos desafiados a Sonhar, entrando na Empresa Espacial Dreamworks na qual éramos astronautas. Durante este encontro, tivemos oportunidade de participar na IV Summit onde debatemos diversos temas ligados à Sustentabilidade, dando voz aos Caminheiros da nossa realidade. Comprometemo-nos, mais uma vez, a tornar o Mundo um pouco melhor do que aquilo que encontramos.

De modo a criar uma ligação com o Cenáculo Nacional, regressamos à nossa base e de seguida colocamos a nossa tripulação a trabalhar para deste modo realizarmos o 18ºCiclo do Cenáculo do Núcleo de Braga.
Este ano, O Encontro Local, teve lugar nos dias 6, 7, 8 de março de 2020, na escola E.B. 2,3 de Nogueira cujo lema foi “Desperta o génio que há em ti”, baseado no imaginário do “Aladdin”, onde foram abordados alguns temas, como o “Escutismo e o Ambiente”, “Inclusão no CNE”, “Caminheiro… e depois?”, “Relatos de sonhos alcançados” e “Será que a fé guia os nossos sonhos?”.
Durante o fim de semana, os Caminheiros chegaram à cidade de Agrabah e tiveram oportunidade de soltar a sua voz nos diversos workshops e plenários que tiveram oportunidade de assistir, sendo capazes de olhar para a sua envolvente, identificar problemas, idealizar e sonhar com algo maior. Além disso, também tiveram oportunidade de conviver e partilhar ideias com os diversos Caminheiros presentes, assim como a Equipa Projeto.
Um dos momentos mais importantes deste Encontro, foi a realização da Carta de Cenáculo, onde os Caminheiros assinaram esta Carta de modo a cumprir com os objetivos nela definidos.
Cansados, mas sempre com um sorriso no rosto, os Caminheiros partiram para as suas casas, levando na mochila e para os seus clãs tudo aquilo que viveram e aprenderam ao longo deste fim de semana.

Partimos, mas com a esperança que continuem a “Despertar o Génio que há em vocês” sem ter medo de Sonhar.

“Que, a sonhar, sejamos capazes de viver, partilhar e avançar cada vez mais.”

Obrigada por fazeres parte deste nosso Sonho,

Ângela Pires (560-Lago) e Alexandre Silva (424-Nogueira)

Coordenação do 18º Ciclo de Cenáculo Núcleo de Braga









Sem comentários: