sexta-feira, 9 de junho de 2023

Centenário do CNE, pelos olhos da Rita

 Centenário

 
Braga, a cidade onde cresci, foi nos passados dias 27 e 28 de maio de 2023 invadida por um mar de cor, cânticos, gritos, jogos, e muita alegria, provenientes de um movimento centenário, o Corpo Nacional de Escutas. Sou escuteira desde os 6 anos de idade, pelo que muito do que sou hoje se deve ao que vivi neste movimento. Foi no dia 27 de maio de 1923 que o CNE partiu de Braga para, tal como a mim, influenciar a vida de milhares de jovens portugueses que constroem diariamente o futuro da nossa sociedade. Há 100 anos o escutismo era bastante diferente, tendo passado por diferentes gerações, que através da sua ousadia inovam e promovem continuamente os valores escutistas.

            Nesta atividade do centenário do CNE fiz parte da organização dos trilhos dos fundadores, uma das dinâmicas para os cerca de 23 mil escuteiros de todo o país que visitaram Braga, e ainda acompanhei o meu agrupamento durante parte da atividade, o qual recebeu recentemente vários elementos mais novos. Senti o peso da responsabilidade de contribuir para o sucesso da atividade, mas estava acompanhada por escuteiros inspiradores com mais experiência e com muita paixão por este movimento. Os trilhos tinham como objetivo fazer os escuteiros reviver o passado do CNE, pois “preservar a memória é chave para viver bem o presente, e construir o futuro”, ao mesmo tempo que puderam conhecer alguns dos pontos mais turísticos de Braga. Surge ainda agora a responsabilidade de transmitir aos elementos mais novos os valores que me foram incutindo, e os valores que fui construindo durante esta caminhada escutista.

            Atividades como esta permitem-nos perceber que o CNE continua bem presente em Portugal e no mundo, e que continuará a inspirar jovens a serem responsáveis, aventureiros, líderes, solidários, e construtores de uma sociedade de futuro!

Rita Fernandes

Noviça a Dirigente










Sem comentários: