terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Atividade de S. Paulo da IV Secção da Zona Este

Atividade de S. Paulo da IV Secção da Zona Este 

No passado fim de semana, dias 8 e 9 de fevereiro 2020, realizou-se em Nogueiró a atividade de S. Paulo da IV Secção da Zona Este. A atividade tinha como imaginário o filme “Moana” e movia-se pelo lema “Até onde podes ir?”.

A previsão indicava um dia cinzento e com chuva, mas S. Paulo encarregou-se de evitar o mau tempo e trouxe mesmo alguns raios de sol até Nogueiró. O bom tempo favoreceu a realização da primeira atividade, o raid, que se iniciou após algumas dinâmicas de grupo que permitiram quebrar o gelo e onde os escuteiros se organizaram por equipas constituídas por elementos de vários agrupamentos (equipa Moana, Maui, Pua, Hei Hei, Vovó Tala e Chefe Tui). O raid permitiu às equipas visitarem alguns locais mais emblemáticos de Nogueiró e Tenões, nomeadamente o Monte da Consolação, o Bom Jesus, as piscinas de Nogueiró, a igreja de Tenões e o Cruzeiro de Nogueiró. Nestes postos eram desafiados a conhecer melhor a equipa, a comunicar por código Morse, a explorar a vida de S. Paulo, a relacionarem S. Paulo com Moana, a divertirem-se com mímica e a preparar a atividade do resto da tarde, o serviço. Também ao longo do percurso tinham pontos onde a tarefa era tirar uma foto de grupo original, de forma a criar laços entre os elementos.

Sendo o caminheiro “um peregrino num mundo de instalados”, o seu lema é servir e a sua felicidade passa por fazer felizes os outros. Assim, os escuteiros da Zona Este dividiram-se em dois grupos e dirigiram-se ao Lar Ana Maria Javouhey (Ascredno) e à casa de saúde de Nogueiró onde visitaram as instalações e proporcionaram aos pacientes companhia e um momento de convívio e alegria com danças e cantorias.

Após o jantar houve um momento de partilha de ideias entre os dois grupos acerca do serviço onde recordaram o contacto com os pacientes, destacaram a importância do voluntariado e debateram questões como “E se fosse eu?”. Seguiu-se o fogo de conselho e o dia terminou com um momento de reflexão onde os escuteiros foram desafiados a escrever um sonho, a queimá-lo e a refletir sobre aquilo que estão dispostos a fazer para o concretizar.

No dia seguinte os caminheiros (e chefes) começaram por mexer o corpo e testar o seu talento na arte marcial Tai chi, atividade inspirada na avó de Moana. Era então tempo de irmos à eucaristia em Nogueiró ouvir a palavra de Deus e fazer a passagem do trono de S. Paulo ao agrupamento que irá organizar a atividade em 2021, Nogueira.

Após toda a aventura e desafios, a ilha foi salva, e foi restaurado o coração de Te Fiti. O nosso principal objetivo era incentivar todos os participantes a serem um pouco como Moana, isto é, a sonhar, a serem corajosos, aventureiros, entusiastas, destemidos e justos, de forma a honrar também o nosso patrono, S. Paulo. Esperamos que todos tenham levado algo mais para casa que fará deles seguidores do bom caminho.

Obrigado

Rita Fernandes
Guia da Tribo Rainha Santa Isabel  - Clã Nogueiró

























 

















 


 



















Sem comentários: