sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Proteção Civil - Braga - Aviso Amarelo (29fev1e2março2020)


:: Informação ::
Aviso Amarelo
«Condições Meteorológicas Adversas - Vento Forte»

O Município de Braga informa que, de acordo com a informação disponibilizada pelo IPMA, para as próximas 72 horas, prevê-se um quadro meteorológico de precipitação forte e persistente e vento nas terras altas, especialmente entre dia 1 e 2 de Março, realçando-se os seguintes aspectos:
• 29 de Fevereiro (Sábado) - períodos de chuva, temporariamente forte no Minho durante a madrugada, passando a regime de aguaceiros fracos e pouco frequentes gradualmente a partir do início da manhã. Vento moderado de su-sudoeste, soprando forte no litoral norte até ao início da manhã, com rajadas até 80 km/h a norte do rio Douro;
• 1 de Março (Domingo) - períodos de chuva persistente (entre 40 e 50 mm em 24 horas) no litoral norte, por vezes forte (excedendo os 10mm numa hora ou acumulando mais de 30 mm em 6 horas) a partir da manhã, acompanhados de trovoadas e rajadas de vento fortes, em especial a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela. Vento moderado de su-sudoeste, rodando, a partir da manhã, para oés-sudoeste. No litoral este o vento pode soprar temporariamente forte do quadrante oeste, com rajadas até 60/70 km/h;
• 2 de Março (Segunda-feira) - períodos de chuva, persistente (entre 10 e 20 mm em 24 horas) nas regiões Norte, por vezes forte e acompanhada de trovoadas e rajadas fortes até início da manhã, passando a regime de aguaceiros. Vento forte (até 45 km/h) do quadrante oés-sudoeste, com rajadas até 70 km/h em especial nas regiões Norte.
«Medidas Preventivas»
A Divisão Municipal de Protecção Civil recomenda à população que tome as necessárias medidas de prevenção e adeque os seus comportamentos, nomeadamente:
• Garantindo a adequada fixação de estruturas, nomeadamente andaimes, placards e outras estruturas suspensas;
• Garantindo especial cuidado na circulação e permanência junto a áreas arborizadas, mantendo atenção à possibilidade de queda de ramos e árvores.


Sem comentários: