sexta-feira, 30 de março de 2018

13:00 h. JESUS NOS DEIXA MARIA POR MÃE.


O RELÓGIO DA PAIXÃO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.

13:00 h. JESUS NOS DEIXA MARIA POR MÃE.

Derramo-me como água, todos os meus ossos se desconjuntam; meu coração tornou-se como cera, e derrete-se nas minhas entranhas. Minha garganta está seca qual barro cozido, pega-se no paladar a minha língua: vós me reduzistes ao pó da morte. (Sal 21, 15-16)

AS MULHERES PERTO DA CRUZ

“Havia ali também algumas mulheres que de longe olhavam” (Mt 27, 54)
Achavam-se ali também umas mulheres, observando de longe, entre as quais Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, o Menor, e de José, e Salomé, que o tinham seguido e o haviam assistido, quando ele estava na Galileia; e muitas outras que haviam subido juntamente com ele a Jerusalém. (Mc 15, 40-41)

A MÃE DE JESUS DEBAIXO DA CRUZ

Simeão abençoou-os e disse a Maria, sua mãe: Eis que este menino está destinado a ser uma causa de queda e de soerguimento para muitos homens em Israel, e a ser um sinal que provocará contradições, a fim de serem revelados os pensamentos de muitos corações... (Lc 2, 34-35)

“E uma espada transpassará a tua alma”. (Lc 2, 35)

Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena. (Jo 19, 25)

A TERCEIRA PALAVRA DE JESUS NA CRUZ

“Entre penas darás à luz aos teus filhos...” (Gen 3, 16)

Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: Mulher, eis aí teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E dessa hora em diante o discípulo a levou para a sua casa. (Jo 19, 26-27)

AS TREVAS SOBRE A TERRA

... Velarei os céus, obscurecerei as estrelas, cobrirei o solo de nuvens, e a lua cessará de clarear... Sobre a terra estenderei trevas... (Ez 32, 7-8)

“Escureceu-se o sol...” (Lc 23, 45)

Desde a hora sexta até a nona, cobriu-se toda a terra de trevas. (Mt 27, 45)

A QUARTA PALAVRA – O ABANDONO DE DEUS

Até quando, Senhor, de todo vos esquecereis de mim? Por quanto tempo ainda desviareis de mim os vossos olhares? Até quando aninharei a angústia na minha alma,... Até quando se levantará o meu inimigo contra mim? Olhai! Ouvi-me, Senhor, ó meu Deus! (Sal 12, 2-4)

Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste? (Mt 27, 46)

E à hora nona Jesus bradou em alta voz: Elói, Elói, lammá sabactáni?, que quer dizer: Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste? (Mc 15, 34)

Pai Nosso..., Ave Maria..., Glória ao Pai...
Pela sua dolorosa Paixão; tende Misericórdia de nós e do mundo inteiro.
Meu Jesus, perdão e Misericórdia, pelos méritos de Vossas santas Chagas.


(toca de assis)