terça-feira, 11 de junho de 2019

RaYde 100, pelos olhos da Rita






Em função da celebração mundial do centenário dos caminheiros, foi proposto à IV secção a realização de um percurso de estafetas que atravessará todo o país de forma a valorizar a simbologia da secção e a estabelecer uma ligação entre os agrupamentos, o território e as comunidades. Em agrupamento, decidimos imediatamente participar devido a toda a simbologia envolvente culminada com o prazer de caminhar em grupo.

Assim, dia 25 de Maio, o nosso agrupamento recebeu o testemunho do agrupamento de Maximinos no monte da Consolação em Nogueiró e seguiu caminho. Quisemos que o nosso percurso fosse marcado pela partilha da simbologia do Rayde 100 com a nossa comunidade e para tal fizemos pequenas paragens onde transmitimos uma grande mensagem. Visitamos os idosos no Lar Anna Maria Javouhe, as irmãs no colégio Missionário de S. José Clunny e a Casa de saúde do Bom Jesus, onde partilhamos a luz da paz de Belém e lemos uma pequena oração que incentiva à coragem de tomar decisões que nos façam crescer pessoalmente e nos tragam felicidade. Nos três lugares receberam-nos de braços abertos e de coração cheio. Durante a caminhada, que foi acompanhada por 3 elementos do agrupamento de Fraião, houve sempre um sentimento de alegria e união marcados pelos cânticos e brincadeiras. Por fim entregamos o testemunho ao agrupamento de Lamaçães na sua igreja.

Desta experiência levamos ensinamentos como a partilha e construção da paz, o “fazer acontecer”, a coragem de procurar o nosso caminho de forma independente, sempre com alegria e com um objetivo, ser feliz.

Rita Fernandes
Caminheira