O Agrupamento de escuteiros apoia esta Campanha de recolha de alimentos promovida pela ASCREDNO, Associação Social Cultural Recreativa e desportiva de Nogueiró, e informa que prolongará a mesma durante o mês de Dezembro, por isso se não puder contribuir nestes dias, ou se pretender reforçar, poderá entregar a qualquer escuteiro deste agrupamento ou na sua Sede (junto à Igreja Paroquial) aos sábados das 15 ás 18h ou no horário das eucaristias de sábado (20/21h) e Domingo (11/12h).
PARTICIPE
Faça a sua parte na luta contra a FOME!
Contribua com Alimentos.
Pontos de Recolha
3 a 7 de Dezembro:
- EB1 de Tenões
- EB1 de Nogueiró
- Centro Escolar Vale de Lamaçães
7, 8 e 9 de Dezembro:
- Igreja de Sobreposta
- Igreja de Espinho
8 e 9 de Dezembro:
- Igreja de Pedralva
- Igreja de Nogueiró
- Igreja de Tenões
A distribuição será realizada pela equipa do Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Social da ASCREDNO junto de famílias comprovadamente necessitadas.
os escuteiros de Nogueiró, estão também a fazer recolha de roupas para crianças e jovens dos 7 aos 18 (de roupa, calçado, material de higiene e material escolar) por isso vão aos vossos armários e o que já não usem ofereçam (entreguem se estiver em bom estado)
entreguem na nossa sede
VER NA NOSSA PÁGINA
terça-feira, 27 de novembro de 2012
segunda-feira, 26 de novembro de 2012
Luz da Paz de Belém 2012
o Agrupamento de Escuteiros de Nogueiró, irá receber-la no dia 21 de Dezembro, os seus escuteiros irão acolher-la, levar-la para suas casas e partilhar-la pela comunidade no dia 22 Dezembro.
e tu .....? vais deixar que brilhe somente para ti ??? -
vamos todos partilhar-la, dia 21 de Dezembro na Eucaristia das 20h, na Igreja Paroquial de Nogueiró
VIDEO PROMOCIONAL 2012
VIDEO PROMOCIONAL 2011
e tu .....? vais deixar que brilhe somente para ti ??? -
vamos todos partilhar-la, dia 21 de Dezembro na Eucaristia das 20h, na Igreja Paroquial de Nogueiró
VIDEO PROMOCIONAL 2012
VIDEO PROMOCIONAL 2011
domingo, 18 de novembro de 2012
Escuteiros de Nogueiró, no 25º aniversário do 1017 Sobreposta
O agrupamento esteve presente hoje, 18 de novembro 2012, nas comemorações do 25º aniversário do agrupamento 1017 de Sobreposta, pertencente á comunidade Gilwell do Núcleo de Braga, da qual o agrupamento também faz parte.
à 25 anos atrás o agrupamento de Nogueiró esteve presente na fundação do agrupamento, durante 25 anos este agrupamento foi sempre nosso parceiro, estando sempre disponível e presente nas nossas atividades, por isso não podíamos deixar de estar hoje nesta festa do Agrupamento.
A todo o agrupamento de Sobreposta, os escuteiros de Nogueiró desejam muitas felicidades e que continuem seguindo os passos do fundador Baden Powell ao serviço dos jovens.
PARABÉNS
Dirigentes do agrupamento 1017 Sobreposta
Escuteiros de Nogueiró, presentes na cerimónia (como sempre falta alguém)
à 25 anos atrás o agrupamento de Nogueiró esteve presente na fundação do agrupamento, durante 25 anos este agrupamento foi sempre nosso parceiro, estando sempre disponível e presente nas nossas atividades, por isso não podíamos deixar de estar hoje nesta festa do Agrupamento.
A todo o agrupamento de Sobreposta, os escuteiros de Nogueiró desejam muitas felicidades e que continuem seguindo os passos do fundador Baden Powell ao serviço dos jovens.
PARABÉNS
Dirigentes do agrupamento 1017 Sobreposta
Escuteiros de Nogueiró, presentes na cerimónia (como sempre falta alguém)
terça-feira, 13 de novembro de 2012
Escuteiros de Nogueiró na Sopa de Fraião II
O agrupamento, esteve presente no passado dia 10 de Novembro 2012, no Campo-escola de Fraião, na II edição da Sopa de Fraião. Esta edição foi dedicada aos jogos tradicionais escutistas e magusto.
Uma das nossas patrulhas, compostas por elementos das várias secções do agrupamento obteve o 2º lugar nos jogos tradicionais, Parabéns.
Uma das nossas patrulhas, compostas por elementos das várias secções do agrupamento obteve o 2º lugar nos jogos tradicionais, Parabéns.
quinta-feira, 8 de novembro de 2012
8 de Dezembro "Dia da Mãe" Peregrinação a Fátima
esta atividade é aberta a todos os que connosco quiserem participar:
ainda existem alguns lugares disponiveis, se estiverem interessados contatem.
PROGRAMA
06:00 - Saída junto à rotunda da Volvo (S.Vicente)
06:05 - embarque na paragem junto à passagem superior Braga Parque
06:08 - embarque junto ao Hotel de Lamaçaes
06:10 - embarque junto paragem Tenões (rua das Oliveiras)
06:15 - embarque Igreja de Nogueiró.
06:20 - embarque paragem em Dadim
06:25 - embarque entrada Lamaçaes
06:35 - embarque Nogueira.
DESTINO Fátima, com paragem para pequeno almoço
11:00 - Eucaristia no Santuário de Fátima (tempo para oração individual e "pagamento de promessas"
13:00 - Almoço
15:00 - Via Sacra "percurso dos pastorinhos"
16:00 - Saída de Fátima com paragem
19:30 - Chegada a Braga.
quinta-feira, 1 de novembro de 2012
Dia de Todos os Santos - 1 novembro
O Dia de Todos os Santos é comemorado anualmente no dia 01 de Novembro e honra todos os santos, mártires e cristãos heróicos celebrados ao longo do ano.
Neste dia é também celebrado (por antecipação) o dia dos Fiéis Defuntos, que se celebra a 02 de Novembro.
Este dia é dedicado a homenagear todos os que já partiram. Por norma, as famílias portuguesas enfeitam as campas dos seus familiares nos cemitérios e ao longo do dia 1 de Novembro visitam os cemitérios para deixar ramos e velas nas campas, e orar pelos seus entes queridos.
--------------------------------------------
Linha a partir do topo (da esquerda para a direita): anjo 1, anjo 2, Arcanjo Miguel, Senhor Jesus Cristo, Santíssima Virgem Maria, Arcanjo Gabriel, Arcanjo Rafael, anjo 3.
Linha 2 a partir do topo (da esquerda para a direita): São Maximiliano Kolbe, Santa Rosa de Lima, Santa Maria Goretti, São Josemaria Escrivá, Santo António de Pádua, São Lourenço de Roma, Santa Filomena, São Vicente de Paulo.
Linha 3 a partir do topo (da esquerda para a direita): São Bernardo de Claraval, Santa Mónica, Santo Agostinho, Santa Margarida Maria Alacoque, São João Maria Vianney, Santa Teresa de Ávila, São Francisco de Sales.
Linha 4 a partir do topo (da esquerda para a direita): Santa Joana D’Arc, São Francisco de Assis, Santa Faustina Kowalska, Santo Inácio de Loiola, Santa Teresa de Lisieux, São Pio de Pietrelcina.
Linha 5 a partir do topo (da esquerda para a direita): São Francisco Xavier, Santa Bernadete de Soubirous, Santa Catarina de Sena, Santa Clara de Assis, São Domingos Gusmão.
Linha 6 a partir do topo (da esquerda para a direita): Beata Teresa de Calcutá, Santo Afonso de Ligório, Beato João Paulo II e São Bento de Núrsia.
O Agrupamento de escuteiros de Nogueiró, deseja a todos um Feliz dia de Todos os Santos!
segunda-feira, 22 de outubro de 2012
Escuteiros de Nogueiró, no Jota Joti 2012 em Fraião
O agrupamento deslocou-se no passado Sábado dia 20 Outubro, ao Campo-Escola de Fraião - Braga (site) para participar em mais uma iniciativa Regional o JOTA / JOTI - Jamboree no Ar / Jamboree na internet.
ficam algumas fotos e videos para registo:
Elementos do Agrupamento a serem entrevistados:
------------------------------------
O JOTA / JOTI é uma actividade mundial onde Escuteiros e Guias de todo o Mundo falam entre eles por meio de contactos via radio (JOTA) e internet (JOTI). São trocadas experiências Escutistas e são partilhadas ideias.
Sem restrições de idade, de número de participantes e praticamente sem despesas o JOTA/JOTI fornece uma oportunidade para os Escuteiros e Guias contactarem entre si por meio do radioamadorismo e Internet.
As estações de rádio são operadas por radioamadores licenciados. Actualmente muitos Escuteiros já são portadores de uma licença de amador, mas a maioria participa no JOTA com o apoio de associações de radioamadores ou de radioamadores particulares que deslocam as suas estações para o local do JOTA.
ficam algumas fotos e videos para registo:
Elementos do Agrupamento a serem entrevistados:
------------------------------------
O JOTA / JOTI é uma actividade mundial onde Escuteiros e Guias de todo o Mundo falam entre eles por meio de contactos via radio (JOTA) e internet (JOTI). São trocadas experiências Escutistas e são partilhadas ideias.
Sem restrições de idade, de número de participantes e praticamente sem despesas o JOTA/JOTI fornece uma oportunidade para os Escuteiros e Guias contactarem entre si por meio do radioamadorismo e Internet.
As estações de rádio são operadas por radioamadores licenciados. Actualmente muitos Escuteiros já são portadores de uma licença de amador, mas a maioria participa no JOTA com o apoio de associações de radioamadores ou de radioamadores particulares que deslocam as suas estações para o local do JOTA.
segunda-feira, 15 de outubro de 2012
Escuteiros de Nogueiró na Abertura Regional do Ano Escutista 2012/2013
S. Pedro é a figura em destaque e "Faz-te ao Largo" é o lema para o Ano escutista 2012/2013 da Região de Braga do Corpo Nacional de Escutas, que se iniciou ontem 14/10/2012, no centro da Cidade de Braga, onde estiveram presentes cerca de 9000 escuteiros de toda a diocese de Braga. Apesar da Chuva intensa que se fez sentir durante a manhã, os escuteiros não quiseram perder esta abertura regional e terminaram em festa esta que foi a 10ª abertura regional.
A Cidade de Braga já acolheu e edições deste evento (2003 na cripa do Sameiro, 2009 na praça do Municipio e 2012 na Avenida Central) e todas elas com numeros record de aderencia.
Como não podia deixar de ser o agrupamento de escuteiros de Nogueiró tem participado em todas as edições, reservando no seu plano anual a data que ocorre anualmente no segundo fim de semana de Outubro, em 2013 será em Vila Verde, lá estaremos.
ficam aqui algumas fotos para colorir este dia:
a pioneira Mariana Rolim, foi a porta estandar-te do Agrupamento.
desde cedo o Agrupamento chegou à Avenida Central
o tema do ano foi apresentado durante a Eucaristia
a festa também passou para o palco .... :-)
escuteiros de nogueiró, presentes (algumas faltas)
Portugal está no Ar, nós somos mensageiros da PAZ
A Cidade de Braga já acolheu e edições deste evento (2003 na cripa do Sameiro, 2009 na praça do Municipio e 2012 na Avenida Central) e todas elas com numeros record de aderencia.
Como não podia deixar de ser o agrupamento de escuteiros de Nogueiró tem participado em todas as edições, reservando no seu plano anual a data que ocorre anualmente no segundo fim de semana de Outubro, em 2013 será em Vila Verde, lá estaremos.
ficam aqui algumas fotos para colorir este dia:
a pioneira Mariana Rolim, foi a porta estandar-te do Agrupamento.
desde cedo o Agrupamento chegou à Avenida Central
o tema do ano foi apresentado durante a Eucaristia
a festa também passou para o palco .... :-)
escuteiros de nogueiró, presentes (algumas faltas)
Portugal está no Ar, nós somos mensageiros da PAZ
sábado, 6 de outubro de 2012
Recolha de Radiografias / Peditório Nacional
Está a decorrer a 17ª CAMPANHA DE RECICLAGEM DE RADIOGRAFIAS DA AMI
De 18 de Setembro a 9 de Outubro 2012 entregue as suas radiografias em qualquer farmácia.
ou então deixe na nossa Sede que as faremos chegar ao destino
A AMI – Assistência Médica Internacional, com o objectivo de combater a pobreza e prestar assistência a quem mais precisa, vai levar a cabo o 19º Peditório anual de rua. Decorrerá de 25 a 28 de Outubro 2012.
mais informações, consulte o site oficial
De 18 de Setembro a 9 de Outubro 2012 entregue as suas radiografias em qualquer farmácia.
ou então deixe na nossa Sede que as faremos chegar ao destino
A AMI – Assistência Médica Internacional, com o objectivo de combater a pobreza e prestar assistência a quem mais precisa, vai levar a cabo o 19º Peditório anual de rua. Decorrerá de 25 a 28 de Outubro 2012.
mais informações, consulte o site oficial
quinta-feira, 4 de outubro de 2012
4 Outubro dia de S. Francisco de Assis, patrono dos lobitos
Em 1182, na cidade de Assis, em Itália, uma senhora chamada Pica deu à luz um rapaz e decidiu chamar-lhe João. O marido, quando voltou de uma viagem de negócios não gostou muito daquele nome e decidiu chamar-lhe Francisco como homenagem a França.
Os pais de Francisco viviam muito bem, não eram nobres mas eram importantes comerciantes de tecidos. Assim, Francisco teve uma infância boa e muito alegre.
Quando era jovem era o Rei da Juventude, cantava e tocava em todas as festas da cidade e tinha muitos amigos. Era muito bom e quando alguém lhe pedia esmola ele não negava nunca ajuda, mas tinha o sonho de ser um grande Cavaleiro.
Quando Francisco tinha 20 anos, rebentou a guerra entre Assis e Perusa, uma outra cidade italiana, ele foi combater ao lado das tropas da sua cidade e foi feito preso, voltou a casa doente e nunca mais teve a mesma alegria.
Um dia, na estrada de Espoleto, ouviu uma voz misteriosa que lhe perguntou:
“Francisco o que é melhor? Servir a Deus ou ao Criado?”
Francisco respondeu: “Servir o Senhor!”
E a voz tornou a perguntar:
Então, porque serves o Criado?”
Percebeu que era Deus quem lhe falava, ajoelhou-se e perguntou:
“Senhor, que queres que eu faça?”
Deus disse-lhe:
“Volta a Assis, lá te direi o que quero de ti”
Em Assis havia uma linda capela em ruínas, a Capela de S. Damião, Francisco ia lá muitas vezes rezar ao pé do cruxifixo e um dia Deus tornou a falar-lhe:
“Vai Francisco e recontroi a minha Igreja que está em perigo de ruína.”
Pensando que Deus queria que reconstruísse aquele templo, Francisco decidiu reconstruir a Capela de S. Damião.
Um dia passou por um homem doente, um leproso. A lepra era uma terrível doença sem cura e muito contagiosa, ninguém se aproximava dos leprosos. O leproso olhou para Francisco e pediu-lhe esmola, cheio de pena do homem, ele desceu do cavalo e abraçou-o e em vez de ter medo, sentiu uma enorme alegria no seu coração.
Um dia, na missa, ouviu as palavras do Evangelho, “Ide pelo mundo e anunciai o reino de Deus. Não leveis nada para o caminho, nem bolsa, nem cajado...” e julgou que eram para si.
Quando voltou a casa, repartiu todos os tecidos da loja e dinheiro pelos pobres. O seu pai ficou muito zangado e disse-lhe que tinha que lhe devolver tudo. Francisco despiu a roupa que tinha e disse ao pai que a partir daquele momento não mais lhe chamaria pai. A partir dali seria somente filho do Pai que está no Céu, de Deus.
Ao verem Francisco nú, os servos do Bispo deram-lhe um manto para se cobrir. Durante muito tempo, andou por toda a Itália a espalhar a palavra de Deus e juntou muitos amigos que deixavam tudo o que tinham para seguirem com ele. Francisco e os seus amigos viviam do que lhes davam e passavam a sua vida a falar sobre Deus e Jesus e a cantar cânticos de louvor, dormindo ao ar livre ou em cabanas.
Francisco queria que ele e os seus companheiros fossem pobres e simples, que se parecessem com Jesus e passaram a chamar-se Frades Menores e saudavam-se com as palavras “Paz e Bem”.
Quando já eram muitos, Francisco decidiu ir a Roma pedir autorização ao Papa para criar uma nova ordem, mas o Papa Inocêncio III julgou que a ordem tinha regras muito duras. Nessa noite o Papa sonhou que a Basilica de S. Pedro estava a ruir e que era Francisco quem a sustentava aos ombros, de manhã mandou chamá-lo, ajoelhou-se aos pés dele e peritiu que se fizesse a nova ordem, a Ordem dos Frades Menores.
Numa noite de Natal, Francisco representou o Presépio na cidade de Greccio, enquanto cantavam apareceu um bebé na mangedoura e, a partir desse Natal, todos começaram a representar-se presépios em todo o mundo e em todas as casas.
Perto de Assis, em Gúbio, havia um lobo que atacava a população e quando Francisco chegou à cidade todos se qeixaram do Lobo e disseram-lhe que o queriam matar. Francisco foi até à montanha e falou com o lobo e a partir desse dia a população dava de comer ao animal e o animal tornou-se meigo e carinhoso e nunca mais atacou ninguém.
Ao fim de alguns anos, Clara de Assis foi ter com Francisco e disse-lhe que se queria juntar a ele e à sua causa de adoração a Deus. Francisco cortou-lhe o cabelo e Clara tornou-se Mãe Espiritual de todas as jovens que quiseram juntar-se a eles nascendo, assim, a Ordem das Clarissas.
Francisco adorava todas as criaturas porque considerava todos de irmãos, para Francisco todos os animais eram filhos de Deus e, por isso, seus irmãos. Um dia Francisco estava a rezar e apareceu-lhe um anjo envolvido numa luzmuito intensa, depois de desaparecer Francisco reparou que tinha feridas nas mãos e nos pés, eram as Chagas de Cristo (as feridas de Jesus).
Aos 45 anos de idade, no dia 3 de Outubro de 1225, Francisco doente e quase cego pediu aos seus amigos para o deitarem sobre a terra nua e, ao som do cântico das criaturas, morreu e de todo o lado vieram pássaros e pousaram junto dele.
Os pais de Francisco viviam muito bem, não eram nobres mas eram importantes comerciantes de tecidos. Assim, Francisco teve uma infância boa e muito alegre.
Quando era jovem era o Rei da Juventude, cantava e tocava em todas as festas da cidade e tinha muitos amigos. Era muito bom e quando alguém lhe pedia esmola ele não negava nunca ajuda, mas tinha o sonho de ser um grande Cavaleiro.
Quando Francisco tinha 20 anos, rebentou a guerra entre Assis e Perusa, uma outra cidade italiana, ele foi combater ao lado das tropas da sua cidade e foi feito preso, voltou a casa doente e nunca mais teve a mesma alegria.
Um dia, na estrada de Espoleto, ouviu uma voz misteriosa que lhe perguntou:
“Francisco o que é melhor? Servir a Deus ou ao Criado?”
Francisco respondeu: “Servir o Senhor!”
E a voz tornou a perguntar:
Então, porque serves o Criado?”
Percebeu que era Deus quem lhe falava, ajoelhou-se e perguntou:
“Senhor, que queres que eu faça?”
Deus disse-lhe:
“Volta a Assis, lá te direi o que quero de ti”
Em Assis havia uma linda capela em ruínas, a Capela de S. Damião, Francisco ia lá muitas vezes rezar ao pé do cruxifixo e um dia Deus tornou a falar-lhe:
“Vai Francisco e recontroi a minha Igreja que está em perigo de ruína.”
Pensando que Deus queria que reconstruísse aquele templo, Francisco decidiu reconstruir a Capela de S. Damião.
Um dia passou por um homem doente, um leproso. A lepra era uma terrível doença sem cura e muito contagiosa, ninguém se aproximava dos leprosos. O leproso olhou para Francisco e pediu-lhe esmola, cheio de pena do homem, ele desceu do cavalo e abraçou-o e em vez de ter medo, sentiu uma enorme alegria no seu coração.
Um dia, na missa, ouviu as palavras do Evangelho, “Ide pelo mundo e anunciai o reino de Deus. Não leveis nada para o caminho, nem bolsa, nem cajado...” e julgou que eram para si.
Quando voltou a casa, repartiu todos os tecidos da loja e dinheiro pelos pobres. O seu pai ficou muito zangado e disse-lhe que tinha que lhe devolver tudo. Francisco despiu a roupa que tinha e disse ao pai que a partir daquele momento não mais lhe chamaria pai. A partir dali seria somente filho do Pai que está no Céu, de Deus.
Ao verem Francisco nú, os servos do Bispo deram-lhe um manto para se cobrir. Durante muito tempo, andou por toda a Itália a espalhar a palavra de Deus e juntou muitos amigos que deixavam tudo o que tinham para seguirem com ele. Francisco e os seus amigos viviam do que lhes davam e passavam a sua vida a falar sobre Deus e Jesus e a cantar cânticos de louvor, dormindo ao ar livre ou em cabanas.
Francisco queria que ele e os seus companheiros fossem pobres e simples, que se parecessem com Jesus e passaram a chamar-se Frades Menores e saudavam-se com as palavras “Paz e Bem”.
Quando já eram muitos, Francisco decidiu ir a Roma pedir autorização ao Papa para criar uma nova ordem, mas o Papa Inocêncio III julgou que a ordem tinha regras muito duras. Nessa noite o Papa sonhou que a Basilica de S. Pedro estava a ruir e que era Francisco quem a sustentava aos ombros, de manhã mandou chamá-lo, ajoelhou-se aos pés dele e peritiu que se fizesse a nova ordem, a Ordem dos Frades Menores.
Numa noite de Natal, Francisco representou o Presépio na cidade de Greccio, enquanto cantavam apareceu um bebé na mangedoura e, a partir desse Natal, todos começaram a representar-se presépios em todo o mundo e em todas as casas.
Perto de Assis, em Gúbio, havia um lobo que atacava a população e quando Francisco chegou à cidade todos se qeixaram do Lobo e disseram-lhe que o queriam matar. Francisco foi até à montanha e falou com o lobo e a partir desse dia a população dava de comer ao animal e o animal tornou-se meigo e carinhoso e nunca mais atacou ninguém.
Ao fim de alguns anos, Clara de Assis foi ter com Francisco e disse-lhe que se queria juntar a ele e à sua causa de adoração a Deus. Francisco cortou-lhe o cabelo e Clara tornou-se Mãe Espiritual de todas as jovens que quiseram juntar-se a eles nascendo, assim, a Ordem das Clarissas.
Francisco adorava todas as criaturas porque considerava todos de irmãos, para Francisco todos os animais eram filhos de Deus e, por isso, seus irmãos. Um dia Francisco estava a rezar e apareceu-lhe um anjo envolvido numa luzmuito intensa, depois de desaparecer Francisco reparou que tinha feridas nas mãos e nos pés, eram as Chagas de Cristo (as feridas de Jesus).
Aos 45 anos de idade, no dia 3 de Outubro de 1225, Francisco doente e quase cego pediu aos seus amigos para o deitarem sobre a terra nua e, ao som do cântico das criaturas, morreu e de todo o lado vieram pássaros e pousaram junto dele.
segunda-feira, 1 de outubro de 2012
Freguesia de Nogueiró, no desfile Etnográfico - 30/09/12
A Freguesia de Nogueiró, esteve presente, ontem dia 30 setembro 2012, no desfile etnográfico das Freguesias do Concelho de Braga.
Nogueiró decidiu mostrar um pouco da sua história, assim levou para o cortejo:
O Castro da Consolação em Nogueiró
O Castro da Consolação, na freguesia de Nogueiró, habitado desde a Pré-história, teria ,segundo alguns estudiosos, uma importância superior ao Castro de Briteiros. Desenvolvia-se ao longo da encosta sobranceira ao rio Este (Liste) e a Braga.. A sua situação estratégica sobre o vale do Este, fez com que fosse predominante entre os seus vizinhos do Castro Máximo (Monte Castro) e do Castro da Cividadeo, todos eles habitados por tribos de Brácaros (Bracari). Daí a região ser conhecida por Terra de Brácaros, que originou a cidade de Braga.
A invasão romana que ocorreu no 3ºséculo aC, e que tomou o Castro da Cividade, originou que os brácaros se refugiassem no Castro da Consolação de onde organizaram a resistência aos invasores, resistência essa que durou mais de um século. A partir do ano 19 aC com a paz conseguida pelo imperador Augusto a maior parte da população desce ao vale para se instalar na Bracara Augusta que se afirmava já como capital da Galécia, ficando no Castro um punhado de teimosos que impediram o seu total ermamento.
É na cultura Galaica que assenta muito daquilo que somos hoje e que tem sido remetida para um total esquecimento histórico, ofuscada pela civilização romana que a aculturou, sem que a tenha feito desaparecer. A nação Galaica que compreendia a nossa região, todo o norte de Portugal, a Galiza e a parte norte de Castela-Leão, é ainda hoje a nossa referência cultural de base. A língua, a pronúncia do norte, as tradições, os cantares e a gastronomia tem as suas raízes nesses povos dos castros, que tendo aceitado os invasores romanos, nunca a eles se vergaram, adotando as suas inovações civilizacionais, mas nunca perdendo as suas referências, obrigando os invasores a adaptar-se à sua língua, aos seus cultos e tradições.
Nogueiró decidiu mostrar um pouco da sua história, assim levou para o cortejo:
O Castro da Consolação em Nogueiró
O Castro da Consolação, na freguesia de Nogueiró, habitado desde a Pré-história, teria ,segundo alguns estudiosos, uma importância superior ao Castro de Briteiros. Desenvolvia-se ao longo da encosta sobranceira ao rio Este (Liste) e a Braga.. A sua situação estratégica sobre o vale do Este, fez com que fosse predominante entre os seus vizinhos do Castro Máximo (Monte Castro) e do Castro da Cividadeo, todos eles habitados por tribos de Brácaros (Bracari). Daí a região ser conhecida por Terra de Brácaros, que originou a cidade de Braga.
A invasão romana que ocorreu no 3ºséculo aC, e que tomou o Castro da Cividade, originou que os brácaros se refugiassem no Castro da Consolação de onde organizaram a resistência aos invasores, resistência essa que durou mais de um século. A partir do ano 19 aC com a paz conseguida pelo imperador Augusto a maior parte da população desce ao vale para se instalar na Bracara Augusta que se afirmava já como capital da Galécia, ficando no Castro um punhado de teimosos que impediram o seu total ermamento.
É na cultura Galaica que assenta muito daquilo que somos hoje e que tem sido remetida para um total esquecimento histórico, ofuscada pela civilização romana que a aculturou, sem que a tenha feito desaparecer. A nação Galaica que compreendia a nossa região, todo o norte de Portugal, a Galiza e a parte norte de Castela-Leão, é ainda hoje a nossa referência cultural de base. A língua, a pronúncia do norte, as tradições, os cantares e a gastronomia tem as suas raízes nesses povos dos castros, que tendo aceitado os invasores romanos, nunca a eles se vergaram, adotando as suas inovações civilizacionais, mas nunca perdendo as suas referências, obrigando os invasores a adaptar-se à sua língua, aos seus cultos e tradições.
quarta-feira, 26 de setembro de 2012
terça-feira, 4 de setembro de 2012
sábado, 25 de agosto de 2012
Campo-Escola de Fraião - 50 anos ao serviço do escutismo
Noticias na imprensa:
no jornal diário "Correio do Minho" 24 Agosto 2012
no jornal diário "Diário do Minho" de 23 Agosto 2012
no jornal diário "Correio do Minho" 24 Agosto 2012
no jornal diário "Diário do Minho" de 23 Agosto 2012
sábado, 18 de agosto de 2012
Inscrições para novos elementos do agrupamento de Nogueiró
Inscrições abertas para novos elementos do agrupamento de Nogueiró até 31 Outubro
inscrições no separador ao lado em "Inscrições de novos elementos ou no seguinte link:
https://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dDVzbnRNelgyOE1PYm1ENDBRX3RqVFE6MA
inscrições no separador ao lado em "Inscrições de novos elementos ou no seguinte link:
https://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dDVzbnRNelgyOE1PYm1ENDBRX3RqVFE6MA
terça-feira, 14 de agosto de 2012
Exploradores de Nogueiró presentes no 22º ACANAC
Os exploradores do agrupamento de escuteiros de Nogueiró estiveram presentes de 3 a 10 de Agosto 2012 no 22º Acampamento Nacional do CNE que teve lugar em Idanha-a-nova.
Este acampamento fica na história deste agrupamento, pois foi a primeira vez que exploradores do agrupamento participam num acampamento Nacional, em edições anteriores apenas caminheiros (18 a 22 anos) e dirigentes têm participado.
(maior abraço do Mundo - 17100 escuteiros)
(o nosso campo)
Este acampamento fica na história deste agrupamento, pois foi a primeira vez que exploradores do agrupamento participam num acampamento Nacional, em edições anteriores apenas caminheiros (18 a 22 anos) e dirigentes têm participado.
(maior abraço do Mundo - 17100 escuteiros)
(o nosso campo)
domingo, 12 de agosto de 2012
Recolha de Tampinhas - campanha continua....
O agrupamento 810 Nogueiró, entregou hoje dia 12 de Agosto ao Agrupamento de Escudeiros cerca de 300 garrafões de tampinhas, que se destinam a uma jovem da Freguesia de Escudeiros - Braga.
a todos quantos colaboraram nesta campanha, que ainda está longe de estar terminada, os meus agradecimentos e informar que continuamos a receber tampinhas, e que as mesmas poderão ser entregues na sede do agrupamento, junto da Igreja Paroquial de Nogueiró - Braga e durante a realização das festas a Nossa Senhora da Consolação que terão lugar nos dias 31 de Agosto, 1 e 2 de Setembro 2012.
contamos convosco
alberto coelho
chefe de agrupamento
sábado, 11 de agosto de 2012
sexta-feira, 10 de agosto de 2012
quinta-feira, 9 de agosto de 2012
Subscrever:
Mensagens (Atom)
















































