quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Visita ao Oceanário em Lisboa

O Agrupamento organizou no passado dia 31 de Julho uma visita ao Oceanário em Lisboa no qual participaram escuteiros, familiares e amigos num total de 54 pessoas. fica aqui o registo e algumas fotos

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Castro Galaico Festival de Nogueiró 16 e 17 Julho 2010

É já este fim de semana de 16 e 17 de Julho que se realiza no Monte de Nª Sª da Consolação o 1º festival de música tradicional de Nogueiró.

Uma organização da Junta de Freguesia em parceria com o Grupo de música tradicional Canto d' Aqui, pretende preencher uma lacuna do concelho de Braga que ao nível da música tradicional não tem qualquer manifestação cultural, pese embora a existência de vários grupos que se dedicam a este tipo de música.

O evento conta com um bom cartaz, onde para além do Grupo anfitrião, se destaca o Grupo de Vila Verde, Raízes; os Divertimento Folk de Espanha; e os consagrados Galandum Galundaina de Miranda do Douro.

No âmbito do Festival, na tarde de sábado 17, pelas 17 horas terá lugar um colóquio/debate sobre música tradicional, com a participação de Manuel Rocha da Brigada Vitor Jara, do editor da Tradiçom José Moças, José Pinto da Rusga de São Vicente e Armando e Ana Sofia Carvalheda da Antena 1.

Os assistentes terão ao seu dispôr no magnifico recinto do Monte de Nª Sª da Consolação, o porco no espeto regado a preceito com o verde tinto minhoto.

A entrada é livre

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Agrupamento de Nogueiró no Programa A nossa Terra da Rádio Antena Minho

O Agrupamento de Escuteiros de Nogueiró é uma das associações participantes no programa "A nossa Terra", trata-se de um programa da Direnor em cooprodução com a rádio Antena Minho - 106.00 FM. O programa passará entre as 11 e as 13 horas., no próximo domingo dia 4 de Julho 2010. O Chefe de Agrupamento, Alberto Coelho, o Chefe de agrupamento adjunto Marco Cruz, e o caminheiro Ricardo Costa são os participantes neste programa. Portanto sintonizem a partir das 11 da manhã 106.00 FM no vosso rádio ou então a emissão On-Line http://antena-minho.pt .

terça-feira, 15 de junho de 2010

Celebramos as Bodas de Prata - 12 e 13 Junho 2010

O Agrupamento realizou nos passados dias 12 e 13 de Junho o Acampamento Comemorativo dos 25 anos da fundação do agrupamento (fundado a 9 de Junho 1985).

Neste Acampamento estiveram presentes cerca de duas centenas de jovens dos agrupamentos de Nogueiró, S. Pedro D´Este, Lamaçães e Tenões.

Do programa de actividades destacou-se a realização de um pé-paper na tarde sábado e a velada de armas à noite seguindo-se do fogo de Campo.

No Domingo dia 13 de Junho, foi realizado desfile desde o local do Acampamento até à igreja paroquial ao qual se juntaram, além dos agrupamentos presentes no acampamento, os agrupamentos de Sobreposta, S. Victor e Pedralva, e a abrir o desfile a fanfarra do Agrupamento de Escuteiros nº 763 - Este S. Pedro.

Na Eucaristia de aniversário que contou com a presença do Chefe Regional de Braga, Ivo Faria e do Chefe de Núcleo de Braga, João Araújo, entre outros convidados e amigos do agrupamento, fizeram investidura novos escuteiros e o Chefe de Agrupamento, Alberto Coelho, recebeu em nome do agrupamento, das mãos do Presidente da Junta de Freguesia de Nogueiró, João Tinoco a medalha da Freguesia como reconhecimento pelo trabalho feito em prol dos jovens e da Freguesia.

No final da eucaristia o Chefe de Núcleo de Braga, e o Chefe Regional em nome da Associação entregaram diversas distinções e condecorações, como reconhecimento a pessoas e entidades que colaboraram activamente com o agrupamento:

- A Junta de Freguesia de Nogueiró foi condecorada com a Medalha de Agradecimento 2º Classe - Prata bem como os anteriores Chefes do Agrupamento, Manuel Macedo Ribeiro da Silva e Abilio Oliveira Fernandes. A ASCREDNO-Associação Social Recreativa e Desportiva de Nogueiró, Grupo Coral da Paróquia do Divino Salvador de Nogueiró, Catequese da paróquia do Divino Salvador de Nogueiró, foram agraciados com Diploma de Mérito.

O Dirigente Arménio Rodrigues e os Caminheiros: Ricardo Costa e Pedro Rodrigues foram distinguidos com Louvores Nacionais.

O Pde Miguel Angelo Oliveira Costa e o Dirigente Marco Cruz receberam a Cruz de S. Jorge.

O Chefe de Agrupamento, Alberto Coelho, aproveitou a oportunidade para agradecer e entregar uma pequena lembrança, à madrinha do Agrupamento D. Maria de Fátima Maciel Rodrigues Ribeiro, bem como a Margarida da Rocha Nogueira, Custódio Maia, Mário Coelho e Anabela Campos de Oliveira pelo apoio que têm dado ao agrupamento.

Também o chefe de agrupamento, Alberto Coelho foi surpreendido pelo dirigente Marco Cruz que lhe ofereceu, em nome do restante agrupamento uma salva de prata pelos seus 25 anos de escutismo.

Para terminar o Chefe de Agrupamento agradeceu a presença de todos os agrupamentos, a presença do Chefe Regional e do Chefe de Núcleo bem como a todos os convidados, familiares e amigos que quiseram estar presentes nesta festa de comemoração dos 25 anos do agrupamento.

Convivio de Antigos Escuteiros - 9 junho 2010

sexta-feira, 4 de junho de 2010

810 Comemora Bodas de Prata com acampamento a 12 e 13 de Junho 2010

O Agrupamento celebra nos próximos dias 12 e 13 de Junho os 25 anos da sua fundação com um Acampamento Comemorativo.

Este Acampamento terá lugar em Dadim - Nogueiró junto ao complexo desportivo de nogueiró, em terreno cedido por particular. As comemorações do 25º aniversário do Agrupamento, iniciaram em Maio com a apresentação à comunidade paroquial do Logótipo comemorativo das bodas de Prata do Agrupamento e com a colocação de uma lona comemorativa junto à Igreja Paroquial.

Inserido nas comemorações realizou-se no dia 9 de Junho pelas 20 horas uma Eucaristia pelos fundadores e benfeitores do agrupamento, seguindo-se um convívio aberto a antigos escuteiros e familiares, previsto para o Monte de N. Sra da Consolação, e por motivo do mau tempo foi feito no Salão da Junta de Freguesia de Nogueiró, neste convívio além da animação feita por uma família de antigos escuteiros, houve porco no espeto, caldo verde e o cantar dos parabéns pois este era o dia em que à 25 anos, foi fundado o agrupamento e foram feitas as primeiras promessas no agrupamento. Na Eucaristia de Domingo dia 13 de Junho, para a qual foram convidadas várias individualidades, instituições e particulares que têm apoiado o agrupamento e às quais o agrupamento irá agradecer e a associação reconhecer o mérito. Nesta Eucaristia marcará também presença o Chefe Regional de Braga, Ivo Faria e o Chefe do Núcleo de Braga João Araújo.

COMEMORAÇÕES DOS 25 ANOS DA FUNDAÇÃO DO AGRUPAMENTO

- PROGRAMA -

09 de Junho 2010

Convivio destinado a Antigos Escuteiros, escuteiros e Familiares

20:00h - Eucaristia de Aniversário (Igreja paroquial)

21:00h - Convivio no Monte da Consolação com Porco no Espeto e muita animação(10 € p/p)

sábado, 22 de maio de 2010

Comemorações dos 25 anos do Agrupamento 810

COMEMORAÇÕES DOS 25 ANOS DA FUNDAÇÃO DO AGRUPAMENTO

- PROGRAMA -

12 e 13 de Junho 2010

ACAMPAMENTO COMEMORATIVO - para todos os Agrupamentos

lOCAL: Dadim - Nogueiró - Junto ao Parque Desportivo

SÁBADO DIA 12 DE JUNHO 2010

09:00 às 11:00 h - Montagem de Campo

11:00 às 13:00 h - Almoço

14:00 - Abertura do Acampamento

14:30 às 18:30 h - Pé-Paper (por agrupamento)

18:30 às 19:30 h Jantar

20:30 h - Saída para a Velada de Armas

21:00 h - Velada de Armas (Igreja Paroquial de Nogueiró)

22:30 h - Fogo de Campo

23:30 h Deitar

00:00 h - Silêncio

DOMINGO DIA 13 DE JUNHO 2010

08:00 - Alvorada

08:30 - Ginástica Matinal

09:00 - Pequeno Almoço

10:00 - Preparação para o Desfile

10:30 - Desfile do Local do Acampamento até à Igreja Paroquial

11:00 - Eucaristia com promessas

12:30 - Preparação do Almoço

13:30 - Almoço

14:30 - Desmontagens

15:30 - Encerramento

Inscrições para as actividades:

- Convivio com Antigos Escuteiros, escuteiros e familiares

- Acampamento de Aniversário

INSCREVE-TE AQUI

19 a 23 de Abril - Santiago de Compostela uma meta

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Falecimento

A direcção do agrupamento cumpre o doloroso dever de informar o falecimento do pai do Dirigente António Costa, e avô dos escuteiros Ricardo e Micaela.

Mais informamos que o funeral realiza-se amanhã sábado dia 24 de Abril pelas 15:30h na Igreja Paroquial de Tenões.

P´la Direcção do agrupamento

Alberto Coelho

Chefe de Agrupamento

segunda-feira, 19 de abril de 2010

A Caminho de Santiago de Compostela

2 Dirigentes e 2 Caminheiros do Agrupamento de Nogueiró, partiram hoje com destino a Santiago de Compostela - a caminhada termina no próximo dia 23 de Abril dia de S. Jorge (Patrono do Escutismo Mundial)

sábado, 20 de março de 2010

Limpar Portugal - Estivemos lá...

O Agrupamento decidiu aderir à campanha Limpar Portugal e participou na iniciativa desde as 15h ás 18:30h do dia 20 Março, o local destinado foi o monte junto á falperra com o apoio da carrinha 4x4 do Candidato a dirigente do agrupamento. Foram recolhidas durante esse tempo 3 carrinhas completamente cheias e isto só num acesso ao monte, desde para-choques de carros, vidros, portas, plásticos, pneus tudo foi levado para o local de coordenação. a todos os participantes: aos Chefes: Marco, Coelho,Carlos aos CILs Pedro e Ricardo, aos exploradores; elsa, angela, Marta, Raul, Tatiana, e aos dois voluntários que se juntaram ao Grupo os meus parabéns - Valeu a Pena. fica o registo:

terça-feira, 16 de março de 2010

Sábado 20 Março - Dia L "Limpar Portugal"

No próximo Sábado é o dia L "Limpar Portugal".

Quem tiver interessado em participar, espero que todos, deve fazer o seguinte: - ir ao blog da iniciativa: - http://limparportugal.ning.com

- registar-se

- aderir ao grupo brg - http://limparportugal.ning.com/group/brg

se tiverem dificuldade digam - eu faço a vossa inscrição -

- colocar o teu nome no registo de voluntários por freguesia (o nosso centro operacional é o nº 1 (Falperra) e o local de concentração é no Largo de terra em frente á capela )

aos escuteiros pedimos que coloquem antes do nome cne810 (exemplo: cne810 Alberto Coelho) levar somente T-Shirt da secção e colete reflector dos escuteiros (tenho alguns para emprestar) esta iniciativa é para todos escuteiros ou não - podes levar sempre os teus pais e amigos - devem também registar-se no blog

--------------------------------------------

Informações uteis

Que material levar?

O grupo de Braga e as Juntas de Freguesia aderentes conseguiram apoios e contribuíram com algum material. No entanto, como o número de voluntários no dia L poderá ser superior às expectativas, agradecemos que, sempre que seja possível levem consigo:

· luvas (de obras/mecânico)

· máscara (importante para as lixeiras)

· colete reflector

· ferramentas (sacholas, ancinhos, pás, etc)

· protecção para o clima

O que vestir e calçar?

Roupa confortável. Calçado confortável e adequado e resistente.

Alimentação, o que levar?

Água e algo para comer, especialmente se tenciona participar por um período prolongado.

Vacinação

- É da máxima importância ter as vacinas em dia, principalmente contra o tétano, para evitar situações complicadas de saúde.

Como agir perante a Lixeira

- Defina um espaço para cada tipo de lixo identificado. Faça a separação logo no local.

· Saco preto para lixo indiferenciado

· Saco azul para cartão e papel seco e limpo

· Saco amarelo para plásticos, latas e esferovite

· Saco verde para garrafas e frascos de vidro

participem

Alberto Coelho

Chefe de Agrupamento

Corpo Nacional de Escutas

Exploradores - Aventura de Carnaval

Nos dias 13 e 14 de Fevereiro2010, o Grupo de Exploradores realizou uma actividade em Fão. -A actividade consistiu em criar espírito de grupo, de forma que esses mesmos elementos se passem a conhecer mutuamente para praticarem o escutismo todos juntos durante os próximos 3 anos. - A actividade correu bem, dentro do que estava planeado, brincaram, cozinharam, partilharam, cantaram, embirraram, normal para miúdos desta idade e não habituados a dormir fora da sua casa e da sua caminha. - Esta secção reúne-se aos sábados na sede dos escuteiros às 15 Horas. - Agora apenas 2 momentos da actividade, a primeira o pequeno-almoço, a segunda o Rio Cavado.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Logotipo Comemorações 25º Aniversário

Simbologia do Logótipo “25 anos” do agrupamento 810 Nogueiró - Braga

Rosa dos ventos - Partir, Chegar, Caminhar em todas as direcções, levar a mensagem…, faz parte da nossa vida de escuteiros e, especialmente, no nosso crescimento físico e moral. É preciso saber onde se está, quem se é nas atitudes, é preciso não se perder, saber para onde se vai… orientar-se na terra, no espaço, no mar e na vida.

A mochila é onde se leva apenas o essencial para a jornada. Simboliza o desprendimento e a determinação de ir “mais além”. É preciso tornar a mochila mais leve, para melhor se poder caminhar. Muitas coisas devem ser abandonadas, antes de prosseguir viagem.

Flor de Lis – Símbolo do Escutismo - Corpo Nacional de Escutas – associação à qual estamos inseridos como agrupamento nº 810 – que simboliza o rumo a seguir e implica aventura, a descoberta, a orientação, acção e a delicadeza com os outros. A flor de lis é um convite ás formas heróicas da virtude, é um apelo à virtude moral e à delicadeza.

Cruz de Cristo – A Cruz de Cristo na flor de lis, é o símbolo da nossa fé religiosa

Cruz de S. Nuno, Há homens que se tornaram notáveis, ou porque deram das suas virtudes um grande exemplo, ou pela transcendência, da obra que deixaram. São Nuno foi-o por uma e outra causa e pelo alto exemplo da sua vida. A sua morte não é um ponto final, cruel e absurdo; é um começo de uma vida nova.

O Lema “Põe-te a mexer”- Neste ano de comemorações dos 25 anos de história do agrupamento queremos dizer: “Põe-te a mexer” a todos os que passaram por este agrupamento, que apliquem tudo o que o escutismo lhes transmitiu ao serviço da sua família e do próximo. “Põe-te a mexer” aos que dão continuidade que saibam aproveitar tudo o que o escutismo tem para lhes dar e que sejam exemplo dentro e fora do escutismo. Para que servem valores bons se não fizermos deles talentos “Põem-te a mexer”.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Solidariedade para com o Haiti: apelo ao apoio internacional

Após o violento sismo que atingiu o Haiti na passada terça-feira, o Escutismo Mundial mobiliza-se junto dos 30 mil escuteiros haitianos a fim de que eles possam agir mais eficazmente no apoio às populações sinistradas. Em nome do Escutismo Mundial, foi enviada uma mensagem de solidariedade e de condolências aos escuteiros haitianos, mesmo tendo em conta as dificuldades de contacto momentâneas com eles. Em Port-au-Prince, encontra-se um voluntário da Cooperação dos Scouts et Guides de France, para apoiar a coordenação da Ajuda Escutista Internacional.

Os contactos em curso permitem definir com rigor as necessidades mais prioritárias das famílias sinistradas. Os 30 mil escuteiros haitianos fazem a ligação essencial entre as ONG de socorro e a população local. A sua acção por ocasião do ciclone de 2008 demonstrou a sua capacidade de agir de modo eficaz em operações de desaterro, limpeza e saneamento e nos cuidados de apoio às crianças entregues a si mesmas assim como na instalação de campos de desalojados.

Pode ser dado apoio de duas formas:

1. Fazer um donativo de emergência para a Associação Escutista do Haiti O Bureau do Escutismo Mundial abriu uma conta especialmente para o efeito, garantindo o uso destes donativos. Alimentos, produtos higiénicos, medicamentos e materiais de primeira necessidade serão adquiridos pela Associação de Escuteiros do Haiti, de forma a minimizar os custos de transporte e armazenagem.

Envie o seu donativo para:

World Scout Bureau - Haïti Solidarity

UBS - CP 2600 - 1211 Geneva 2 - Switzerland

IBAN : CH980024024039633710T

SWIFT : UBSWCHZH80A

Pode também ser feito um donativo online no seguinte link:

http://www.scout.org/en/about_scouting/fundraising/donate/donate_now

2. Enviar o seu donativo para apoio no período de reabilitação e reconstrução: Como em todas as crises humanitárias, à ajuda de emergência segue-se um longo período de reabilitação e reconstrução. Os Escuteiros do Haiti têm tido uma larga experiência de trabalho com as Nações Unidas e outras entidades humanitárias, pelo que serão naturais parceiros na ajuda da juventude do seu país. Para o efeito precisarão de ajuda.

Envie o seu donativo para:

World Scout Bureau - Haïti Solidarity

UBS - CP 2600 - 1211 Geneva 2 - Switzerland

IBAN : CH980024024039633710T

SWIFT : UBSWCHZH80A

Mais informação:

http://www.scout.org/en/information_events/news/2010/solidarity_with_haiti

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Actividade aberta à comunidade

Pelo segundo ano consecutivo foi realizada a Peregrinação a Fátima no dia 8 de Dezembro, com participação na Eucaristia das 11 h, e a realização da Via-Sacra na Parte da Tarde.

domingo, 6 de dezembro de 2009

5 Dezembro, dia Internacional do Voluntário

Mensagem do Presidente do Comité Mundial do Escutismo para todos os voluntários do Movimento, pelo Dia Internacional do Voluntário, 5 de Dezembro. «A vossa competência e empenho garantem o nosso crescimento»

Caros Dirigentes Escutistas, Caros Amigos

Sábado, 5 de Dezembro, é o Dia Internacional do Voluntário, com o qual se celebra o contributo dos voluntários para a paz e o desenvolvimento. É importante que o Escutismo Mundial reconheça os esforços de todos os voluntários no nosso Movimento pelos contributos que dão para as vidas dos jovens em todo o mundo.

O vosso voluntarismo é o catalisador que transforma os valores do Escutismo Mundial em realidade. Obrigado a todos vocês; o significado destes valores fundamentais é exemplificado pelos princípios por que se orientam. Em plena crise financeira global, vemos o vosso firme apoio como sinal de boa saúde. Os nossos activos sociais baseiam-se nos vosso contributos para o desenvolvimento futuro dos jovens em todo o mundo.

O nosso Movimento tem sido capaz de servir milhões de jovens, oferecendo-lhes programas atractivos, capacitação e auto-desenvolvimento. Se o nosso Movimento é reconhecido como um participante de relevo na educação não-formal da juventude, isso deve-se, sem dúvida, a milhões como vós, que acreditam na visão do Escutismo e lhe dão vida.

A vossa dedicação inquebrantável, a todos os níveis da nossa Organização – desde os agrupamentos locais, às regiões, das associações nacionais até ao nível mundial – não tem preço.

Em nome do Escutismo Mundial, agradeço o vosso entusiasmo, as competências que ofereceis e a qualidade de uma experiência educativa. Tudo isso é a nossa única garantia de um crescimento contínuo.

Rick Cronk

Presidente, Comité Mundial do Escutismo

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Luto Regional

De acordo com o artº 15º do Regulamento Geral do CNE e do ponto 2 do artº 9º do Regulamento de Protocolo do CNE o Chefe Regional de Braga, Ivo Faria, decretou Luto Regional, por vinte dias, até 13 de Dezembro, pelo falecimento do Chefe Manuel Faria de Araújo, Ex. Chefe Regional Adjunto e primeiro Chefe do Núcleo de Braga.

"O luto manifesta-se, individualmente, por uma braçadeira estreita de crepe preto, colocada no braço esquerdo, e, colectivamente,por uma banda de crepe preto a cobrir a parte superior de bandeiras e bandeirolas" - Ponto 4 do artigo 9º do Regulamento de Protocolo do CNE.

O Corpo do Chefe Manuel Faria encontra-se em câmara ardente na Igreja Paroquial de Sto Adrião - Braga, o seu funeral realiza-se dia 23 de Novembro, Segunda-Feira ás 15:30 horas.

A Missa de Sétimo Dia será celebrada no sábado dia 28 Novembro às 18h na Igreja de S. Adrião - Braga

A Junta do Regional de Braga do Corpo nacional de Escutas, endereça aos familiares e amigos do Chefe Faria um abraço de solidariedade, pedindo ao Chefe Eterno que acolha no Eterno Acampamento este escuteiro agora que terminou a sua pista.

O Chefe Manuel Faria foi admitido Dirigente em 05/11/1955 pela Ordem de Serviço Nacional nº 176 e foi: - Chefe de Núcleo de Braga - Chefe Regional Adjunto 1971/1976 - Chefe de Núcleo Honorário desde 1993 (OSN nº450)

O Chefe Manuel Faria era portador da Cruz de Mérito Monsenhor Avelino Gonçalves atribuída em 31 Maio de 1984 e portador da mais alta condecoração atribuída pelo Corpo Nacional de Escutas o Colar Nun´Alvares que lhe foi atribuido em 1985 (OSN nº 408 30-12-1985)

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

INICIATIVAS ABERTAS À COMUNIDADE

Os escuteiros de Nogueiró estão a promover iniciativas abertas à comunidade, entre as quais:

* Magusto -Será no dia 8 de Novembro. Com saída às 7h30 em direcção a Cabeceiras de Basto, cada pessoa deverá levar farnel para partilhar (pão, vinho, malga de caldo verde e colher). As castanhas e muito mais será levado pelos escuteiros. O bilhete custa 12,50 euros.

* Peregrinação a Fátima - Será no dia 8 de Dezembro. O bilhete custa 13 euros.

Aceitam-se inscrições a partir das 18h30, pelo telemóvel 96 42 85 391 OU ou pelo e-mail geral(at)agr810.cne-escutismo.pt - substituir (at) por @

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Domingo 11 de Outubro

Caro escuteiro Neste Domingo dia 11 de Outubro não fiques em casa, leva os teus pais à mesa de voto, não deixes que outros escolham por eles. Votar é um dever cívico

VOTA

Um jogo sobre cultura política. Um apelo à participação cívica no acto eleitoral em forma de jogo. Um desafio... de preparação e lembrança do acto eleitoral de domingo próximo. Porque o Escutismo prepara cidadãos participativos nas suas comunidades.

Jogo http://www.cne-escutismo.pt/tabid/2030/Default.aspx

terça-feira, 8 de setembro de 2009

SORTEIO DA VITELA

No passado domingo, dia 6 de Setembro realizou-se o sorteio das rifas de angariação de fundos para o agrupamento 810 Nogueiró.

A vitela saiu ao número 073, que pertencia a D. Palmira Maciel.

Muito obrigada a todos por colaborarem.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

RoverWay

Caros Escuteiros como sabem está a chegar a hora da minha partida para Islândia para participar no RoverWay, para mim será um prazer participar nesta actividade que terá lugar na Islândia, que realiza do dia 20 a 28 de Julho.
Como vão mais caminheiros do Núcleo de Braga, o nosso chefe de núcleo teve a ideia de fazermos uma cerimónia de despedida para estes caminheiros. Que terá lugar hoje, dia 10 de Julho na igreja de S. Martinho de Dume, pelas 21:30horas
E eu, como sou o único caminheiro deste agrupamento, também terei uma cerimónia de despedida, que será amanha, dia11 Julho, na igreja de Nogueiró, pelas 20:00horas. Desde já estam todos convidados a aparecer.
Forte canhota
Ricardo Costa
Caminheiro

segunda-feira, 15 de junho de 2009

24º acampamento de aniversário do agrupamento

O Agrupamento comemorou no passado dia 9, 13 e 14 de Junho o seu 24º Aniversário. No dia 9 de Junho, dia de aniversário, a direcção do Agrupamento organizou um jantar com os actuais e antigos escuteiros que fizeram parte deste agrupamento. Este jantar além do convivio sadio, serviu para uma troca de experiencias entre as várias gerações de escuteiros que foram passando pelo agrupamento. No dia 13 e 14 de Junho foi realizado acampamento de aniversário com o tema: "Vida de S. Paulo", neste acampamento os escuteiros tiveram oportunidade de reviver um pouco da vida de S. Paulo, atravéz do Jogo que fizeram durante a tarde de sábado. Este jogo foi realizado em 4 postos espalhados por lugares da freguesia e Bom Jesus - no primeiro posto ouviram umas breves palavras sobre a juventude de S. Paulo e aí puderam montar uma tenda pois era a profissão de Saulo enquanto jovem/adulto, fabricava tendas de pelos de cabra - no segundo saulo perseguidor, onde os escuteiros jogaram um jogo de perseguição - no terceiro a conversão - no quarto Paulo convertido. A noite de Sábado e pelas 21h foi realizada a vigilia de oração "Velada de Armas" Na "Velada-de-Armas", o candidato a Escuteiro é convidado a fazer parte da grande Fraternidade Escutista. Nesta cerimónia de preparação para a investidura, onde se recordam os principios e a lei do escuteiro, procede-se também à bênção das insígnias que cada escuteiro passará a ostentar: - A Insígnia da Promessa, o Lenço de Escuteiro e o Chapéu ou o "Beret". Cada um deles com o seu sentido, cada um com a sua força, são a prova definitiva de pertença a esse Movimento sem igual que Lord Robert Baden-Powell, o Fundador, um dia resolveu legar ao Mundo. No domingo dia 14 Junho foi dia da Eucaristia na Igreja Paroquial ás 11 horas, e presidida pelo assistente do agrupamento, Pde Miguel Angelo. Nesta Eucaristia além das promessas dos novos escuteiros foi feita, pelos escuteiros mais velhos, uma encenação sobre a conversão de S. Paulo. O Acampamento de aniversário terminou pelas 17 horas com o arrear da bandeira e o entoar do cântico "Radiosa Floração".

segunda-feira, 8 de junho de 2009

24 º Aniversário do Agrupamento

O Agrupamento comemora no dia 9 de Junho o seu 24º Aniversário da sua fundação a 9 de Junho 1985.

Para o dia 9 de Junho está marcado um Jantar com os Antigos Escuteiros e terá o seguinte programa:

- 20:15 - Concentração no Adro da Igreja

- 20:30 - Eucaristia na Igreja Paroquial

- 21:00 - Jantar (Adega Regional do Crasto "Chorenga")

No fim de semana seguinte 13 e 14 de Junho será realizado o Acampamento de aniversário com o tema "S. Paulo" e o seguinte programa:

Sábado, dia 13 Junho

- 10:00 h - Montagem de Campo (dirigentes e Caminheiros)

- 14:00 h - Concentração na Sede dos escuteiros

- 15:00 h - Abertura do acampamento

- 15:15 h - Grande Jogo "a Vida de S. Paulo"

- 18:30 h - Preparação do Jantar

- 19:30 h - Jantar

- 20:30 h - Preparação para a Velada de armas

- 21:00 h - Velada de Aramas (Igreja Paroquial)

- 22:30 h - Fogo de conselho

- 00:00 h - Deitar / Silêncio

Domingo, dia 14 de Junho

- 08:00 h - Alvorada

- 08:30 h - Pequeno almoço

- 09:00 h - Preparação para as promessas

- 10:15 h - Partida para a Igreja Paroquial

- 11:00 h - Eucaristia com promessas de novos elementos e passagens

- 13:00 h - Almoço

- 14:00 h - Desmontagens

- 16:00 h - Encerramento