Rosa dos ventos - Partir, Chegar, Caminhar em todas as direcções, levar a mensagem…, faz parte da nossa vida de escuteiros e, especialmente, no nosso crescimento físico e moral. É preciso saber onde se está, quem se é nas atitudes, é preciso não se perder, saber para onde se vai… orientar-se na terra, no espaço, no mar e na vida.
A mochila é onde se leva apenas o essencial para a jornada. Simboliza o desprendimento e a determinação de ir “mais além”. É preciso tornar a mochila mais leve, para melhor se poder caminhar. Muitas coisas devem ser abandonadas, antes de prosseguir viagem.
Flor de Lis – Símbolo do Escutismo - Corpo Nacional de Escutas – associação à qual estamos inseridos como agrupamento nº 810 – que simboliza o rumo a seguir e implica aventura, a descoberta, a orientação, acção e a delicadeza com os outros. A flor de lis é um convite ás formas heróicas da virtude, é um apelo à virtude moral e à delicadeza.
Cruz de Cristo – A Cruz de Cristo na flor de lis, é o símbolo da nossa fé religiosa
Cruz de S. Nuno, Há homens que se tornaram notáveis, ou porque deram das suas virtudes um grande exemplo, ou pela transcendência, da obra que deixaram. São Nuno foi-o por uma e outra causa e pelo alto exemplo da sua vida. A sua morte não é um ponto final, cruel e absurdo; é um começo de uma vida nova.
O Lema “Põe-te a mexer”- Neste ano de comemorações dos 25 anos de história do agrupamento queremos dizer: “Põe-te a mexer” a todos os que passaram por este agrupamento, que apliquem tudo o que o escutismo lhes transmitiu ao serviço da sua família e do próximo. “Põe-te a mexer” aos que dão continuidade que saibam aproveitar tudo o que o escutismo tem para lhes dar e que sejam exemplo dentro e fora do escutismo. Para que servem valores bons se não fizermos deles talentos “Põem-te a mexer”.
Sem comentários:
Enviar um comentário