quinta-feira, 24 de outubro de 2019

A Boa Ação na Vida de um Escuteiro, por C.A.P.






A Boa Ação na Vida de um Escuteiro

O escuteiro obriga-se a praticar diariamente uma Boa Ação, pelo menos.
Baden-Powell, in, Escutismo para Rapazes, p.32.

O fundador mundial do escutismo foi beber este desígnio da boa ação diária ao código da cavalaria, ao qual deu sempre uma grande importância, de tal forma, que o consagrou no código de honra dos escuteiros: a Lei do Escuta, onde podemos ler no terceiro de dez artigos: “O Escuta é útil e pratica diariamente uma boa ação”.
Na formulação deste artigo, Baden-Powell, teve o cuidado de juntar o “ser útil” à boa ação, objetivando e caracterizando esta com o sentido da utilidade e teve a delicadeza, leia-se, o bom senso, de não quantificar nem a utilidade, nem a dimensão da boa ação.
É certo que a situação caricata, a que muitas vezes se recorre para, de forma irónica, caraterizar a boa ação de um escuteiro que ajuda uma velhinha a atravessar a rua, quando esta não desejava fazê-lo, ilustra bem que a boa ação para com os outros tem de ser útil a que a recebe, e não a quem a pratica.
Na página 33 do Escutismo para Rapazes, B.-P. afirma: “A boa ação pode ser coisa pequena. Será uma boa ação, mesmo que não seja senão lançar uma moeda numa caixa de esmolas, ou ajudar um velhinho a atravessar a rua, ou a ceder a outrem o lugar num banco, (...) ou a apanhar uma casca de banana do passeio. Mas é preciso fazer uma por dia, e só conta quando se não recebe por ela qualquer recompensa”. O fundador junta também, à boa ação, o conceito de gratuitidade, sinal de “bondade” e “gentileza”, poderíamos evocar o ditado popular “faz o bem, não olhes a quem” para dar uma dimensão de altruísmo à boa ação, para lhe reconhecermos a importância e o impacto na vida dos outros e na vida de quem a pratica.
Madre Teresa da Calcutá lembra-nos “nós sentimos que o que fazemos é apenas uma gota no oceano. Mas o oceano será menor por causa dessa gota que falta” ou ainda, “o importante não é o que se dá, mas o amor com que se dá”, antes de mais, notar a coincidência de pensamento em duas grandes personagens do nosso tempo. Depois, cruzar ambos no contexto de educação não formal, segundo o método escutista, onde cada criança ou jovem é o protagonista da sua própria educação e onde o serviço ao próximo assume um grande relevo, o papel da boa ação, assim caraterizado, permite, que, sendo a boa ação realizada com Amor, crie autossatisfação, na criança ou no jovem, que sustenta a vontade de fazer mais e melhor. Permite que, gradativamente, possa evoluir no grau de grandeza e de complexidade, marcando, positivamente, a personalidade ou caráter de cada um, promovendo uma verdadeira educação com e para valores.
Baden-Powell também alarga a boa ação ao âmbito coletivo, do pequeno grupo (Bando, Patrulha, Equipa e Tribo) ao nível nacional e internacional. Naturalmente que estas experiências dão à criança e ao jovem uma dimensão de comunidade onde todos, graças à vivência da boa ação, participam no bem-estar comum, por vezes de comunidades que não conhecemos e que talvez nunca chegaremos a visitar, mas o importantes é ter consciência que, cada um, está a contribuir para que o outro seja beneficiário da nossa ação e do nosso empenho.
No fundo, a boa ação, individual ou coletiva, permite que cada escuteiro (ou cidadão) se sinta como sujeito ativo na missão “criando de um mundo melhor” que a 35ª Conferência Mundial do Escutismo, reunida em Durban, África do Sul, em 1999, adotou e incorporou na marca do Escutismo Mundial.
Finalmente, poderíamos dizer que, com a prática da Boa Ação, os escuteiros, de todo o mundo, estão a seguir o conselho que Baden-Powell deixo na “Última Mensagem do Chefe”, texto também conhecido como sendo o “Testamento Espiritual do Chefe”, onde o podemos escutar: “Mas o melhor meio para alcançar a felicidade é contribuir para a felicidade dos outros. Procurai deixar o mundo um pouco melhor do que o encontraste”.



Carlos Alberto Lopes Pereira - publicado a 25 out 2019 no jornal diário "Correio do Minho"

Outros artigos neste LINK