terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Para o Banco Alimentar, pelos olhos da Rita






Para o Banco Alimentar, pelos olhos da Rita

No passado fim de semana, dias 1 e 2 de dezembro de 2018, decorreu a campanha do Banco alimentar em superfícies comerciais, na qual participei no dia 2 num hipermercado, por iniciativa do meu agrupamento de escuteiros, 810-Nogueiró. Tenho vindo a participar nesta campanha já há vários anos e pretendo continuar pelo simples facto de ter vontade de ajudar quem precisa mais do que eu. Nestes anos em que estive nas portas de supermercados a entregar os sacos às pessoas que lá entravam deparei-me com imensas reações. Pessoas que com um sorriso no rosto aceitavam de bom grado e contribuíam, outras que mostravam alguma hesitação (até ouvi um “se soubesse que iam estar cá, não tinha vindo”), outras simplesmente ignoravam a minha presença e depois havia quem acreditava que se contribuísse estaria a ajudar “pessoas que têm mais do que eu”, negando o saco. Felizmente, a quantidade de pessoas que se disponibilizou a ajudar foi muito elevada, sendo mesmo a maioria. Pessoalmente considero este projeto quase necessário e mesmo que nem toda a comida chegue às pessoas mais carenciadas por motivos que não podemos controlar, acredito que uma grande parte chegará e fará a diferença. Sonho com um mundo com igualdade social e através destes pequenos gestos o caminho a percorrer torna-se mais pequeno. 
Faço um balanço positivo a nível pessoal por poder fazer parte de um movimento de solidariedade e a nível social porque vi que há muita gente que pensa como eu e não “olha só para o seu umbigo”.

Obrigado
Rita F.