quarta-feira, 13 de abril de 2016

Projeto Torre - Tu farás o CNE ainda melhor do que é hoje!


Revisão Estatutária e Regulamentar. Tu farás o CNE ainda melhor do que é hoje!
A última discussão aberta sobre revisão regulamentar, proposta sem balizas restritivas, teve o condão de revelar lacunas, inadequações e insatisfações a que queremos dar voz para, todos juntos, encontrarmos as respostas adequadas.

«Como movimento de realidades tão diferentes quanto os indivíduos que o corporizam, é de esperar que de todos os quadrantes surjam ideias novas, de outros contextos ou recuperadas de discussões esquecidas. Todas devem merecer a atenção de quem tem por obrigação estar atento aos sinais dos tempos.

É importante não perdermos de vista a identidade que nos caracteriza e os valores que nos norteiam e fizeram desta escola de vida um seminário de fraternidade e sucesso para tantas vidas que por aqui passaram. Não nos regemos por modas, experimentalismos gratuitos ou influências estranhas à nossa realidade social, nem cedemos a argumentações fáceis e simplistas.

Estamos na boa pista, embora não parados a contemplar êxitos passados. Temos um futuro a construir.
A mudança, tal qual a constância, faz parte da condição humana tanto quanto o fluir da existência traça caminhos inexoráveis de destinos não previstos.
Estamos preparados para manter o que é de manter e mudar o que deve ser mudado.» (In discurso de tomada de posse da Junta Central, 4/jan/2014)

É neste espírito que, em união fraterna com os chefes regionais, iniciamos um processo com ritmo e determinação. Não pode ser demasiado rápido para que todos possam contribuir e discutir, mas também não pode ser demasiado longo para não desistirmos dele.

Desenvolveremos este Projeto Torre a partir de um pequeno grupo que facultará meios a uma equipa mais vasta de dinamizadores regionais que auxiliarão as Juntas Regionais e de Núcleo na motivação e envolvimento efetivo de todo o CNE. Estes meios incluem ferramentas para dinamização de reuniões e fóruns, espaços de expressão e discussão virtuais, informação e comunicação.

Não pretendemos condicionar ou limitar a discussão, mas compete-nos estimular e orientar os primeiros passos: a proposta final será elaborada com base nos contributos de todos. Todos são chamados a contribuir para um CNE melhor sem medos e com responsabilidade, bom senso e respeito pela opinião do outro.

Está, pois, na hora de aceitares os desafios que te lançamos; de refletir, debater e dares a tua opinião.

O Projeto Torre começa agora. “Esta é a Hora”. (noticia: Lis On-Line)