Viena – Áustria
O acto central de compartilhar a Luz da Paz foi realizado no sábado, 10 de Dezembro, às 14:00 na Igreja “Zur Heiligen Familie”, em Viena. O evento contou com delegações de mais de 20 países do mundo.
Em 1986 surgiu a ideia nos estúdios do canal ORF da televisão austríaca. Uma luz seria a mensageira da paz através das diversas nações pelas quais passasse, para anunciar o nascimento de Jesus e lembrar a missão de fazer realidade a paz entre os homens.
A esta ideia se juntaram em anos subsequentes outros países europeus, e desde então, semanas antes do natal, é um menino austríaco que acende uma lâmpada na gruta de Belém que é transportada de avião até Viena, de onde durante a terceira semana de advento se envia a toda a Áustria e a mais de 25 nações do continente europeu.
O simbolismo da “Luz da Paz” está associado a Belém. Trata-se de uma tradição que se iniciou à 25 anos, quando a televisão austríaca teve a ideia de ir a Belém acender uma vela no lugar onde Jesus nasceu e trazer essa luz para o seu país.
Este acto teve por finalidade permitir às pessoas que se deslocassem à estação de televisão acender aí as suas velas, levando para casa a luz de Jesus durante a época do Natal. De início, a Luz era apenas levada para a Áustria, mas mais tarde foi decidido espalhar esta iniciativa para outros países, sendo anualmente entregue a 25 países.
Segundo a tradição austríaca, todos os anos uma criança, entre os 10 e os 12 anos, que tenha feito algo de excepcional é seleccionada para ir buscar a Luz da Paz a Israel.
E assim, a Luz da Paz chega a Portugal, nós vamos iluminar as nossas casas!
Sem comentários:
Enviar um comentário