terça-feira, 1 de novembro de 2011

Jornadas Mundias da Juventude - Madrid

o Agrupamento esteve representado por 1 exploradora, 1 pioneira e uma dirigente nas Jornadas Mundiais da Juventude que tiveram lugar e Madrid de 16 a 21 de Agosto 2011.

Jamboree Mundial - Suécia

O Chefe de Agrupamento, Alberto Coelho, esteve de 24 de Julho a 9 de Agosto 2011 a participar no Jamboree Mundial, que teve lugar na Suécia. Neste Jamboree (Encontro mundial de escuteiros), estiveram presentes cerca de 40.000 escuteiros de 165 paises e territórios. o tema deste Jamboree foi "Simplesmente Escutismo". O dirigente fez parte da Equipa de IST e esteve alocado á equipa de Comunicação e Imagem da FEP - Federeção Escutista de Portugal. eis algumas fotos: á chegada do Jamboree, montagem da tenda no espaço destinado aos IST (Equipa Internacional de Serviços) abertura do Jamboree para os IST Cerimónia de Haster e arrear das Bandeiras, realizada ao nascer do sol e pôr do sol, feita por vários contingentes presentes. Eucaristia celebrada em português - e de 7º dia pelo Chefe Arménio do nosso agrupamento Com Gary Dollar. Gary Dollar, esteve no Jamboree e explicou-nos como e quando se iniciou neste movimento. Bill Burch, um escoteiro americano do Utah, teve a ideia de unir vários escuteiros em torno da sua promessa e como recordação desse momento e para nos lembrarmos todos os dias dela, ele criou os “Bolos”. Um bolo, como é chamado, é uma caricatura cravada em madeira originária da região do Utah. Desde a sua criação em 1945, já foram distribuídas mais de 60.000 um pouco por todo o mundo. Inspirado nas tradições do povo (folk), estes "bolos" assumem diferentes figuras coloridas, feitas à mão desde o corte até ao verniz. Com a idade avançada, Bill Burch deixou de visitar estas actividades internacionais, mas Gary Dollar, seu discípulo, tem divulgado o seu legado um pouco por todo o lado. Uma ideia muito interessante, que demonstra o amor que sentem pelo escutismo.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Inicio do Ano Escutista do Agrupamento

O Agrupamento de Nogueiró inicia no próximo Sábado dia 24 de Setembro as suas actividades ás 16 horas. a partir dessa hora serão recebidas também as inscrições de novos escuteiros. Este será também o dia da reunião de piedade ás 20h na Igreja Paroquial.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Luto no Agrupamento

A Direcção do Agrupamento 810 de Nogueiró - Braga, cumpre o doloroso dever de informar o falecimento do dirigente Arménio Rodrigues.

E informa que o funeral realiza-se hoje, Quarta-feira dia 27 de Julho pelas 18h, na Igreja Paroquial de Nogueiró.

a direcção do agrupamento decreta luto de agrupamento por 30 dias.

A direcção do Agrupamento

sábado, 9 de julho de 2011

Castro Galaico Festival de Nogueiró - 2ª Edição

Realiza-se nos dias 15 e 16 Julho mais uma Edição do Festival Castro Galaico, com organização da Junta de Freguesia de Nogueiró em parceria com o grupo de Música tradicional Canto D´Aqui. estarmos lá com uma barraquinha - passem por lá A 2ª Edição do Castro Galaico Festival de Nogueiró realiza-se, este ano a 15 e 16 de Julho no Monte de Nª Sª da Consolação em Nogueiró. O Festival é uma organização da Junta de Freguesia em parceria com o Grupo de música tradicional Canto d' Aqui,e pretende preencher uma lacuna do concelho de Braga ao nível da música tradicional. Dado o êxito que se verificou o ano passado, a organização procurou manter a qualidade do evento com um cartaz que apresenta na noite do dia 15 o Galego Paco Diez com o Grupo Tradibérica e Sebastião Antunes da Quadrilha. No sábado, dia 16 a noite é aberta pelo Grupo Tradicional Origem, sendo o festival fechado pelo Grupo de cartaz Brigada Victor Jara. A animação está a cargo dos bombos universitários do IPUM. No âmbito do Festival, na tarde de sábado 16, pelas 17 horas, na capela de Nª Sª da Consolação, terá lugar um colóquio/debate sobre a filmografia completa de Michel Giacometti, apresentada pelo editor José Moças e um concerto temático "Cantar e contar romances Ibéricos" pelo especilista Paco Diez. Os assistentes terão ao seu dispôr no magnifico recinto do Monte de Nª Sª da Consolação, o porco no espeto regado a preceito com o verde tinto minhoto. A entrada é livre

26º Aniversário do Agrupamento e Acampamento de Comunidade Gilwell

Realizou-se no passado dia 10, 11 e 12 de Junho em Dadim, junto ao Complexo desportivo de Nogueiró, o acampamento comemorativo dos 26º aniversário da fundação do agrupamento, a este acampamento associou-se a comunidade Gilwell da qual o agrupamento faz parte, estiveram presentes neste acampamento cerca de 250 escuteiros de 8 agrupamentos da Comunidade. Este acampamento com tema "Partilha" foi sugerido aos agrupamentos que trouxessem 2 coisas para partilhar, alimentos que foram entregues a uma instituição da paróquia e Tampinhas plásticas para ajudar o Tiago.

Encontro de "Antigos" e actuais Escuteiros - 9 jun 2011

Realizou-se no passado dia 9 de Junho (dia do aniversário do agrupamento)mais um encontro / convivio de "antigos" e actuais escuteiros, o mesmo teve lugar no monte de Nossa Senhora da Consolação. houve tempo para recordar amigos, e também canções escutistas, bem como alguns jogos. ao Carlos Cruz e Filipe Vieira que este ano organizaram o encontro o agrupamento agradece a disponibilidade. Fica desde já marcado para o Ano, novo encontro

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Caminhada no Trilho da Calcedónia

O Agrupamento de Escuteiros do CNE de Nogueiró, realizou mais um fim de semana de actividade, O agrupamento no sábado dia 16 de Abril, realizou o trilho da Cidade de Calcedónia, no qual participou todo o agrupamento, num percurso de alguma dificuldade, mas superada pela entre-ajuda todos os elementos e dirigentes.

O trilho da cidade de Calcedónia situa-se na Freguesia de Covide - Concelho de Terras de Bouro - Região de Braga. Este trilho tem uma extenção de 10 km e um tempo médio de 5 horas e constituido por traçados declinosos, e uma paisagem extraordinária.

Nunca o granito revelou o quanto somos pequenos como aqui na calcedónia.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Comunidade Gilwell, Vence XII edição do Festival Monsenhor Américo

A Comunidade Gilwell, da qual o nosso agrupamento faz parte, venceu a XII edição do Festival da Canção Escutista - Festival Monsenhor Américo. desde já os meus parabéns a todos os que fizeram parte do grupo, em especial ao nosso Dirigente Marco Cruz (um dos autores da música) ao CIL Pedro Rodrigues (Salgado) e à exploradora Angela Cruz.

PARABÉNS a todos

para recordar fica aqui o video:

Lobitos Comemoram dia da àrvore

Os Lobitos do agrupamento estiveram presentes na actividade a nível da Comunidade Gilwell, na comemoração do dia da árvore, esta teve lugar na Santa Marta das Cortiças no dia 2 de Abril 2011.

AQUI FICAM ALGUMAS FOTOS PARA RECORDAR

sábado, 26 de março de 2011

Falecimento do Avô do Chefe de Agrupamento Adjunto

A Direcção do Agrupamento 810 de Nogueiró, cumpre o doloroso dever de informar o falecimento do Avô materno do Chefe de Agrupamento-Adjunto e Chefe do grupo Expedição, Marco Cruz.

E informa que o funeral realiza-se amanhã, Domingo dia 27 de Março pelas 16 horas na Igreja Paroquial de Lamaçães

P´la direcção do Agrupamento

Alberto Coelho

Chefe de Agrupamento

NOTA: Os Escuteiros que irão estar presentes deverão comparecer devidamente Uniformizados

sexta-feira, 18 de março de 2011

Actividade da III Secção (Comunidade) 5 e 6 Março 2011 (Comunidade Gilwell)

Realizou-se nos dias 5 e 6 de Março de 2011, a actividade da III Secção da Comunidade Gilwell, os pioneiros da Comunidade de Nogueiró estiveram presentes. Este teve inicio com uma visita ao Mosteiro de Tibães, um Raid à descoberta de Braga e Terminou em Fraião. ficam aqui algumas fotos para recordar:

segunda-feira, 7 de março de 2011

Adoração do Santissimo 26 e 27 Fevereiro 2011

No passado dia 26 de Fevereiro, das 22h ás 23h o agrupamento esteve presente na Adoração ao Santissimo orientando a oração nessa hora. Os restantes grupos da paróquia orientaram durante os vários momentos do resto das 24h seguidas. No Sábado às 20h esteve na Eucaristia de encerramento do Lausperene, em que o Santissimo esteve exposto desde as 20h de Sexta até ás 20h de Sábado

domingo, 23 de janeiro de 2011

Passeio à Serra da Estrela - Aberto à Comunidade

Passeio à Serra da Estrela — Nogueiró — Estão abertas as inscrições para o passeio à Serra da Estrela a realizar no dia 20 de Março de 2011. Com saída da igreja de Nogueiró às 6h00, irá passar pela Guarda, Covilhã, Torre, Viseu e regressará a Braga. Inscrições com Carlos "Rita" Telm. 969 289 665 ou 964 285 391.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Pagamento da Quota Anual - Donativos

Lembro todos os Escuteiros que devem proceder ao Pagamento da Quota anual junto do tesoureiro do Agrupamento (Carlos "Rita"), Podem optar pelo pagamento via transferência bancária ou depósito na conta do agrupamento, os dados são: Banco Santander Totta CNE - Agrupamento 810 Nogueiró NIB - 0018 0000 55375710001 18 Os donativos devem ser feitos para a mesma conta. DEVEM ENTREGAR OU ENVIAR VIA E-MAIL O COMPROVATIVO

domingo, 2 de janeiro de 2011

Burlões na Freguesia

Temos tido conhecimento de que estão a fazer peditórios na freguesia para instituições da paróquia. Nestes últimos dias para as festas de Nossa Sra da Consolação.

Este peditório é uma Burla visto não estar a ser feito nenhum peditório para as festas pois as mesmas só acontecem no primeiro fim de semana de Setembro e as pessoas quando o fazem exibem credenciais da Irmandade ou da paróquia.

Temos conhecimento de que já são várias as pessoas que estão a ser burladas por estas pessoas.

Os escuteiros quando fazem peditórios para eles próprios, e quando o fazem para outras instituições, estão sempre uniformizados e são sempre da área da residência onde fazem o mesmo.

Se forem abordados deverão chamar as autoridades.

se tiverem dúvidas sobre a credibilidade das pessoas não façam qualquer donativo e entrem em contacto com a paróquia, o para o e-mail do agrupamento.

com os meus cumprimentos

alberto coelho

Chefe de agrupamento 810 Nogueiró

NOTA: avisem os vossos vizinhos para se evitar novas burlas

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Peregrinação a Fátima

Na Próxima Quarta-feira dia 8 de Dezembro, os escuteiros organizam a habitual peregrinação a Fátima, com partida de Nogueiró Esta actividade está aberta a toda a comunidade para inscrições e reservas ligar com - carlos rita 967 865 079

sábado, 4 de dezembro de 2010

Lançamento de Monografia

No próximo sábado, 4 de Dezembro, no salão da Sede da Junta terá lugar a apresentação de uma Monografia de Nogueiró. Da autoria do escritor/investigador Eduardo Pires de Oliveira, o livro é uma edição da Junta de Freguesia que desta forma quer dar a conhecer aos nogueiroenses a história e as estórias da freguesia e deixar aos vindouros um documento que registe a origem, o património cultural e edificado, as tradições e muito daquilo que sendo desconhecido de muitos faz parte da história desta pequena terra, com gente pobre, mas de coração grande.

Situada entre Braga e o Santuário do Bom Jesus do Monte, Nogueiró é uma freguesia injustamente esquecida. Tem-se falado dela ultimamente por causa do sucesso do Festival de Música Castro-Galaico. Mas a verdade é que há várias outras coisas merecedoras de relevo: um castro importante no contexto da cidade de Bracara Augusta, uma obra nova saída da lavra do grande engenheiro que foi Carlos Amarante...

Foi precisamente para dar a conhecer a sua história e a sua realidade humana e artística que a Junta de Freguesia encomendou a Eduardo Pires de Oliveira um livro onde fossem dados a conhecer o passado da freguesia e a realidade presente. Este livro, com quase 300 páginas, fala-nos com a minúcia possível dos homens que viveram há mais de 2.000 anos na freguesia, conta-nos como é que duas freguesias, Dadim e Nogueiró se uniram numa só no ano de 1675, narra-nos os sucessivos passos da evolução do edifício da igreja paroquial, de Nogueiró durante a Idade Moderna, do que a freguesia sofreu durante as Invasões Francesas, etc.

Mas o livro não fala só da história antiga, dá-nos também uma panorâmica da situação do século XX, da vida da Junta de Freguesia e dos anseios da sua população, seja no capítulo das vias de comunicação, do abastecimento público de água ao domicílio, da chegada da luz eléctrica, do primeiro autocarro dos transportes públicos urbanos, etc., etc.

E fala-nos também dos seus habitantes, dá-nos a conhecer a evolução da população ao longo dos séculos e traça breves biografias de alguns homens de relevo ou que lá deixaram obra, casos de Carlos Amarante, Venâncio José Rego, etc. Um capítulo importante é dedicado à vida religiosa, nomeadamente à confraria de Nª Sª da Consolação que tinha uma direcção bipartida, vivendo uns mesários na cidade e outros na “aldeia”, como no século XVIII se dizia. E descrevem-se também os festejos àquela Senhora que nas décadas de 1920, 30 e 40 foram, talvez, as mais importantes do concelho logo a seguir às do S. João!

Outros capítulos dão-nos a conhecer várias instituições da freguesia, os Símbolos Heráldicos e a Geografia Eleitoral. Por fim, apresenta-se um conjunto de 20 documentos – o mais antigo data de 1581! – e uma bibliografia exaustiva sobre a freguesia composta por 75 livros e artigos impressos, para além de um grande número de livros manuscritos existentes quer no Arquivo Distrital de Braga, quer nos Arquivos da Junta de Freguesia, da Paróquia e da Confraria de Nª Sª da Consolação.

sábado, 30 de outubro de 2010

Reunião de Pais

No dia 30 de Outubro, pelas 21h haverá reunião para todos os pais dos escuteiros, será na Sede do Agrupamento. CONTAMOS COM TODOS

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Exploradora Tatiana, vence concurso

A Exploradora do agrupamento, Tatiana Margarida Coelho foi a vencedora da iniciativa “Se eu fosse um animal marinho…”, que decorreu nas praias de Cepães, Suave Mar e Apúlia, durante o mês de Agosto, no âmbito da Campanha Bandeira Azul 2010 e foi premiada com duas entradas para o Sea Life do Porto . Os participantes, com muita criatividade e imaginação, deram continuidade à história do Pimpolho, um polvo que habita no oceano. Todos os trabalhos apresentados serão compilados e disponibilizados em formato digital nos sites da Câmara Municipal e Esposende Ambiente (EAmb), promotoras da iniciativa.

Tendo como tema central a biodiversidade marinha, em particular a vida animal marinha, esta iniciativa, que se integra nas comemorações do Ano Internacional da Biodiversidade, teve como principal objectivo a sensibilização dos banhistas para a importância do ecossistema marinho. Pretendeu-se igualmente o envolvimento dos mais jovens nas questões relacionadas com a preservação dos valores marinhos e que, de uma forma lúdica, deram a conhecer as suas preocupações em relação ao futuro dos animais que vivem nos oceanos.

Este desafio visava a elaboração de trabalhos escritos, nos mais variados formatos, relacionados com a vida animal marinha, que foram analisados por técnicos da EAmb. “Se eu fosse um animal marinho…” foi uma das muitas iniciativas realizadas no âmbito da Campanha Bandeira Azul de 2010, que envolveu mais de mil participantes em quase três dezenas de acções realizadas pelas praias galardoadas, nomeadamente Cepães, Suave Mar, Ofir e Apúlia.

Consulte aqui a história vencedora

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Visita ao Oceanário em Lisboa

O Agrupamento organizou no passado dia 31 de Julho uma visita ao Oceanário em Lisboa no qual participaram escuteiros, familiares e amigos num total de 54 pessoas. fica aqui o registo e algumas fotos