Folhinha boletim interparoquial nº 622 de 1 a 7 abril de 2019 Paróquias de: - Divino Salvador de Nogueiró - Santa Eulália de Tenões - S. Pedro de Este Intenções das missas e informações das 3 paróquias
Folhinha boletim interparoquial nº 621 de 25 a 31 março de 2019 Paróquias de: - Divino Salvador de Nogueiró - Santa Eulália de Tenões - S. Pedro de Este Intenções das missas e informações das 3 paróquias
Bem hoje tive um final de tarde completamente diferente do habitual. E porquê? Perguntam vocês. Porque fiz a boa ação da minha semana, dar a refeição aos sem-abrigo de Braga.
Hoje foi a minha segunda vez nesta incrível experiência, sim digo que é incrível, porque apesar de ser bastante triste ver a desgraça de algumas pessoas, deu-me e dá-me a conhecer que o mundo não é assim tão cor de rosa como nós pensamos, que existem pessoas que passam verdadeiras dificuldades e que continuam a sorrir e dar-nos a boa disposição delas, apesar de não terem motivos para tal.
Mas como já referi em cima esta foi a minha segunda vez a cooperar nesta iniciativa e já me senti mais à vontade a servir as pessoas, a comunicar com elas e a verdade e que já não tenho medo das reações e do comportamento deles, sinto-me 100% á vontade, porque ao fim ao cabo eles precisam de atenção. Para além disso, acabo por me divertir a servir os outros e acabo também por socializar com pessoas conhecidas, neste caso do meu agrupamento e com pessoas que nunca na vida tinha visto.
Mariana Leite
Noviça a Caminheira
-------
A sua ajuda também é bem vinda, continuamos á procura de agasalhos Homem e Senhora, de Sapatos, 43. Façam chegar ao nosso agrupamento ou deixem na residência paroquial de Nogueiró.
Folhinha boletim interparoquial nº 620 de 11 a 24 março de 2019 Paróquias de: - Divino Salvador de Nogueiró - Santa Eulália de Tenões - S. Pedro de Este Intenções das missas e informações das 3 paróquias
Tiveram inicio ás 15 horas de hoje 10 março 2019, 1º domingo da quaresma, as habituais Via Sacra pelos escadórios do Bom Jesus, sendo que, esta a primeira Via Sacra da Quaresma foi da responsabilidade das paróquias de Nogueiró e Tenões. Tendo iniciado no fundo dos escadórios e percorrendo as 14 estações (capelas) existentes, meditando sobre as mesmas, até à basilica do Bom Jesus do Monte. Cada Via Sacra, e em cada um dos domingos da Quaresma é orientada pelas paróquias da Zona Pastoral de Este, assim nos dias: - 10 de março, 15h, é da responsabilidade das Paróquias de Nogueiró e Tenões. - 17 de março, 15h, Paróquia de Gualtar. - 24 de março, 15h, Paróquia de São Mamede de Este. - 31 de março, 15h, Paróquia de São Pedro de Este. - 07 de abril, 15h, Procissão penitencial com saída da Igreja de Santa Cruz - Paróquias de Lamaçães e Fraião. Fotos: Ricardo Costa, D. Duarte, A. Coelho
Tendo presente o interesse público nacional, é da responsabilidade de toda a sociedade contribuir para a preservação da floresta, o combate aos incêndios, a proteção de bens e populações e a salvaguarda de vidas humanas, pelo que, em colaboração com a Autoridade Nacional de Proteção Civil, se informa:
- Quem tem uma casa no campo ou na floresta está mais vulnerável aos incêndios pela proximidade de vegetação;
- Limpar a vegetação à volta das casas é a melhor forma de prevenir que um incêndio o atinja a si e aos seus bens.
Por isso, cumpra as normas e restrições em vigor.
Até 15 de março é obrigatório fazer uma faixa de proteção:
De 50 metros à volta das casas, armazéns, oficinas, fábricas ou estaleiros;
De 100 metros à volta das aldeias, parques de campismo, parques industriais, plataformas de logística e aterros sanitários.
Corte os ramos das árvores até 4 metros acima do solo e mantenha as copas afastadas pelo menos 4 metros umas das outras (10 metros no caso de pinheiros e eucaliptos).
Corte árvores e arbustos a menos de 5 metros da edificação (estão excluídas árvores de fruto e árvores protegidas) e impeça que os ramos se projetem sobre o telhado.
Nos jardins devidamente mantidos e nas áreas agrícolas (exceto se estiverem em pousio ou forem pastagens permanentes) não é necessário fazer a limpeza da vegetação.
Se não fizer as faixas de proteção até 15 de março, pode pagar coimas que podem chegar até aos 10.000 euros para particulares e até 120.000 euros para empresas.
A partir desta data, as Câmaras Municipais podem substituir-se aos proprietários na aplicação das obrigações legais previstas. Os proprietários são obrigados a permitir o acesso aos seus terrenos e a pagar as despesas à Câmara.
Esta informação não dispensa a consulta da legislação em vigor.
Para mais informações ligue 808 200 520 (custo de chamada local).