Clã


CAMINHEIROS (dos 18 aos 22 anos)

Todos os escuteiros são jovens em crescimento físico, intelectual e espiritual. Acompanhando este crescimento, o escutismo propõe para cada uma de 4 etapas de amadurecimento, formas de trabalhar diferentes com espaços de reflexão, acções e mundos de fantasia bem à medida do espírito que naturalmente caracteriza cada intervalo de idades. O caminheirismo é a mais séria e exigente de todas estas etapas, mas é também aquela em que temos espaço para passar para a realidade a grandeza das nossas fantasias, a ousadia das nossas aventuras e a força dos nossos empreendimentos. É nesta altura que tomamos à séria toda esta alegria de viver e nos preparamos para a levar ao resto do mundo.

Esta preparação é um caminho que agora começa e que assenta nos valores traduzidos pelas Bem-Aventuranças. A imagem que acompanha esta etapa é a do apóstolo peregrino - o caminheiro é aquele que faz caminho e o seu ideal é o Homem Novo, a perfeição de Jesus Cristo.

Organização do Clã

os elementos são denomidados Caminheiros;

o local de reunião denomina-se Albergue

os Caminheiros estão divididos em Equipas de 5 a 8 elementos;

denomina-se Clã a Unidade formada pelas Equipas de Caminheiros;

cada Clã tem de duas a cinco Equipas;

cada Equipa escolhe para Patrono um Santo da Igreja, Benemérito da Humanidade ou Herói Nacional, cuja vida os Caminheiros devem conhecer e tomar como modelo de acção;

o patrono da IV Secção é São Paulo;

a cor do lenço dos Caminheiros é o Vermelho; o lenço é vermelho debruado a branco