domingo, 20 de janeiro de 2019

As nossas “Trees for the world” pelos olhos da Rita






Plantação de árvores no Parque Nacional Peneda-Gerês

No dia 19 de janeiro de 2019, o nosso agrupamento dirigiu-se ao deslumbrante Parque Nacional Peneda-Gerês para a fazer plantação de árvores, em colaboração com o ICNF de Braga. A plantação decorreu na Serra do Soajo e contou com a ajuda do agrupamento 445- Cabeçudos, Famalicão, e também de alguns sapadores florestais.

A importância desta plantação deve-se essencialmente a dois incêndios que deflagraram no parque em 2006 e 2016, consumindo grande parte deste. Apesar da chuva e do frio a plantação foi um sucesso, tendo sido plantados cerca de 450 carvalhos (Quercus) e 50 vidoeiros (Betula pendula), duas espécies autóctones da região. Depois da atividade ainda tivemos tempo para conhecer melhor a zona e apreciar a paisagem.

Esta iniciativa, motivada pelo projeto promovido pela Organização Mundial do Escutismo, “Trees for the world”, faz jus a dois princípios do escutismo: “O escuta é útil e pratica diariamente uma boa ação” e “O escuta protege as plantas e os animas”, tendo contribuído positivamente para a Natureza e para o nosso crescimento pessoal.

Rita Fernandes

/Caminheira/

A concretização da plantação de árvores autóctones permite igualmente contribuir significativamente para o cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 15, da Agenda 2030 das Nações Unidas, que nos desafia a todos nós a Proteger a Vida Terreste, através do combate á deflorestação com recuperação de florestas degradadas e promovendo a reflorestação, tendo em vista a gestão sustentável das florestas.