sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Encontro Regional de Chefes de Agrupamento 2018

Realiza-se amanhã, 27 de outubro 2018 o ERCA - Encontro Regional de Chefes de Agrupamento.
Destinado aos responsáveis máximos dos agrupamentos, e seus adjuntos, terá lugar no Auditório Vita em Braga.



Esta é uma atividade única na Região de Braga e para o CNE, pois reúne todos os responsáveis dos nossos 237 agrupamentos oriundos dos nove núcleos, de Barcelos, de Braga, (Braga, Amares e Terras de Bouro), do Cego do Maio (Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Esposende), de Fafe (Fafe, Celorico de Basto e Cabeceiras de Basto), de Famalicão, de Guimarães (Guimarães e Vizela), da Póvoa de Lanhoso, de Vieira do Minho e Vila Verde.

Muitas pessoas sonham mas não são capazes de ir mais além que sonhar...

O caminho para a felicidade é realizar sonhos, e Vós sois impulsionadores destes sonhos, numa entrega dedicada às crianças e jovens que nos estão confiados. Tocar a vida das pessoas, tornando-as melhores e mais felizes, é genuinamente o fruto dessa entrega plena, como Dirigentes comprometidos com a missão educativa do CNE, dando testemunho de apóstolos na comunidade cristã a que pertencemos.

Objetivos:

REUNIR:

- Os Chefes de Agrupamento e Adjuntos num encontro regional;

- contributos, ideias, projetos e sonhos para a construção do futuro do CNE, rumo ao Centenário.

PARTILHAR:

- Boas práticas locais;

- Desafios locais e regionais, com vista à partilha nacional.

CONSTRUIR:

- Propostas de trabalho para o futuro do CNE;

- Um modelo de partilha de Boas Práticas locais;

- Um processo de diálogo, partilha e construção de propostas com vista à oferta de escutismo de qualidade.

Modelo Encontro Regional:

1 – Realização de um encontro regional de 1 dia, reunindo as conclusões num documento regional;

2 – Criar momentos de plenário e momentos de grupos de trabalho específicos.

Temas

- Liderança;

- Pedagogia;

- Desenvolvimento.


Check-In - das 8:15 ás 9:15h


Oradores deste Encontro:


Ele é o Ivo Faria. Iniciou o seu percurso escutista, nos lobitos no ano de 1979, no agrupamento 291 de Calendário, Núcleo de Vila Nova de Famalicão, Região de Braga, e hoje é o Chefe Nacional do Corpo Nacional de Escutas. É um aficionado para projetos onde possa conhecer pessoas novas, ter novas descobertas que o levem a sentir-se útil e com impacto positivo na sociedade. Adora o encontro com os amigos, de jogos, raramente perde uma disputa de ideias, e ocupa muito do seu tempo em construções com as mãos, elaborando nós em corda ou em algum fio que encontra. Alimenta com alegria cada objetivo pela concretização dos projetos em que se envolve.




Ele é o João Armando Gonçalves, é um apaixonado pela educação, pela Gestão Sustentável das Cidades e pela educação não formal, iniciando o seu percurso escutista nos anos 70.
Engenheiro de formação, é docente no ensino superior politécnico em Coimbra e desenvolve investigação sobre o valor da participação dos jovens no planeamento e vida das cidades.
Entre outros cargos ao nível do CNE, foi Presidente do Comité Mundial do Escutismo de 2014 a 2017, tendo sido o primeiro português a assumir o cargo da Organização Mundial do Escutismo (OMME).
Como filosofia de vida, assume que partilhar a experiência com outros, com experiências diferentes é uma obrigação.



Ela é Sara Coutinho, teve um acidente em 2000, resultante de uma queda. A partir daí a sua vida mudou.
É Embaixadora da Associação Salvador, criou ainda o Projeto Sara Coutinho que tem como objetivo sensibilizar as pessoas para a temática da deficiência, incentivar pessoas que passem pelo mesmo e que possam vir a passar, com uma mensagem importante: A Vida não acaba numa cadeira de rodas, podemos ser o que quisermos em qualquer parte do mundo. Adepta de desportos radicais, adora adrenalina e através da Associação Salvador participa nos eventos de desporto radical e convívio.
Sara adora viajar e o turismo acessível é uma paixão e preocupação.
A vida é de todos e para todos.



Ela é Susana Torres, uma apaixonada pela Alta Performance no desporto, coach nas diversas ligas de futebol na Europa.