segunda-feira, 27 de novembro de 2017

NÃO INSCREVAM OS SEUS FILHOS NO ESCUTISMO!



NÃO INSCREVAM OS SEUS FILHOS NO ESCUTISMO!
(Carta recebida de uma mãe desesperada que partilhamos mesmo não sendo favorável para os escuteiros. Somos pela transparência! Leiam o texto e por favor deixem o vosso comentário a esta mãe no final.)

A todos os Pais e Encarregados de Educação,
Enviuvei recentemente, sou mãe de um casal de adolescentes e para ajudar na educação dos meus filhos, segui o conselho de uma amiga: “Inscreve os teus filhos nos Escuteiros!”
Hoje, estou arrependida, e deixo esse recado a todas as mães, para que não passem pelo que estou a passar...
Sei que este conselho tem pouco valor, mas vou tentar fazer o alerta. O Escutismo é para loucos. Aos poucos cria uma influência na sua personalidade e quando dá por ela, está cumprindo também as suas regras.
Desde cedo, sem perceber o que está a acontecer, foi mudando o meu ritmo de vida! Os meus filhos acostumaram-se a acordar cedo, sem reclamar! É um absurdo! Só nos levantávamos após as dez horas!
Fazem as actividades com aquele sorriso tolo na face, que substituiu a fisionomia de sono e raiva por se terem levantado muito cedo. O mau humor das manhãs terminou, substituído por um palavreado que não entendo: fogo de conselho, àquelá, kaa, falcaça, nó de catau, ligação em esquadria, pão de caçador, sustentabilidade, etc. etc. etc.
O dia de reunião, é uma loucura! Tenho que levá-los ao Agrupamento, deixando o meu aconchego da caminha quentinha.
Levantar às 11 horas? Nunca mais... Aquelas músicas cantadas todas as manhãs no carro, até eu, já aprendi. O silêncio era tão bom...
Porquê tanta alegria? Só porque se vão encontrar com os amigos? Tenho que admitir que diminuíram as preocupações de “com quem meus filhos andam e o que estão a fazer”... Mas dormir até tarde era tão bom!
E a viagem de carro, então? Meu carro convive com um saquinho de lixo preso na manete das mudanças. Antigamente, era mais fácil: lançava tudo pela janela e agora, se lanço um simples maço de cigarros, lá vem bronca. Ecologia, conservacionismo, educação ambiental, blá, blá, blá... e quanto à velocidade? Tenho que me manter dentro do que as placas indicam, senão, mais broncas! Até me obrigam a parar no sinal vermelho, puxa!
E ainda, de vez em quando, convidam-me para levar os Escuteiros para os locais de acampamento. E o carro? Tendas, mochilas, serrotes, machadas, bacias, panelas... Ah! Meu carro... As músicas? Já ouviram a “A árvore da
montanha?", "A plaina". E a do “Se o elefante incomoda muita gente?” Até doem. Mas para passar o tempo, até eu canto.
Quer esteja frio, chuva, neblina, vento, etc. parecem de ferro! De repente ficaram corajosos, audazes, confiantes, empreendedores, protagonistas e não sei mais o quê... Estão mudando muito rapidamente... Aonde estão as minhas frágeis crianças? Dependentes de mim?
Mas há mais, muito mais! Se eu preciso de uma “cobertura” para uma mentirinha piedosa que preciso de utilizar, cai o mundo... “Escuteiro não mente, mãe!“ E fico com aquela “cara de parva” sem saber o que dizer.
Protectora dos animais? Já devem ter ouvido falar, não é? Pois bem, tenho agora uma dupla em casa que nunca mais falharam com os nossos cães. Banhos, tosquia canina, alimentação e tudo o resto.
Num outro dia, quando recebi um troco a mais, (não pedi, deram-me), não é que os pestinhas me fizeram devolver? “Honestidade, mãe!" Foi um engano do empregado e ele terá que repor a importância em falta no fim do dia... “Que
raio de coisas este Escutismo ensina?? A ser trouxa? Eu não roubei. Deram-me o troco a mais...
Acabaram as brigas na Escola, mas foram ao Conselho Directivo para defender um amigo inocente. A tal lealdade, já me trouxe problemas, sendo chamada à escola. Pelo menos as notas baixas diminuiram e,as lamúrias na hora dos TPC acabaram... Muito esquisito... Nem parecem os meus filhos!
Outro dia, trouxeram três Escuteiros da Patrulha Gralha, de que eles tanto falam, para que eu os ensinar a cozinhar... Vejam só a trabalheira que me deram! Lá fui eu para a cozinha durante uma manhã inteira de domingo. Uma imundíce total. Ainda bem que eles limparam tudo. Só que perdi uma ida à praia e meu programa da TVI, preferido, da tarde...
Agora, não falam de outra coisa que não seja fazer a Boa-Ação, preocupando-se com os mais desfavorecidos, fazendo campanhas de angariação de agasalhos, de alimentos e não sei mais do quê. Eu não sou responsável pelos outros. Cabe ao governo esse trabalho. Mas eles não entendem e lá vou eu transportando as doações para as casas de acolhimento, asilos, etc. E, como sempre, vão cantando, alegres da vida, como se fossem salvar o mundo... E ainda comentam: “Ser feliz é fazer outros felizes”! Têm cada uma...
E vejam o absurdo: em junho fui convocada para ajudar na barraquinha da quermesse. Lá se foi o meu fim de semana e aqueles jogos de canastra com as minhas amigas (ou jogava, pois agora já não dá) até de madrugada. Mas este fim de semana, até foi divertido. Conheci pessoas novas (gente boa) e admito que me diverti bastante. Nunca tinha trabalhado numa quermesse e ainda por cima com aquela fantasia horrível das caipirinhas e as rifas do "sai sempre". Meus pés matam-me quando fico em pé muito tempo!
Por causa deste Escutismo, tenho perdido as minhas festas aos fins de semana, os passeios com as amigas e até alguns aniversários dos antigos amigos da escola. Perdi a viagem com os colegas do escritório, porque fui trabalhar na cozinha, no apoio a um acantonamento, a pedido da minha filha. E a minha vida mudou muito...
Quem, em sã consciência, trocaria o ar condicionado, o colchão fofinho, o café da manhã servido no conforto, o acordar tarde e o ir à praia, por uma alvorada às sete e meia da madrugada, por um colchonete no chão duro, tendas com a água a escorrer pelas paredes, mosquitos, bichos da mata, comida queimada, frio e calor desproporcionais, calos nas mãos e até alguns cortes e queimaduras? Só mesmo estes loucos dos Escuteiros. Qual o prazer disto? Prefiro hotéis de luxo!
A desculpa dos chefes é que trabalham com os valores morais para formar o carácter! Ora, eu nunca fui Escuteira e tenho óptimo carácter! Um deslize aqui e outro ali, todos têm. E o nosso famoso jeitinho de fazer as coisas. Furar a fila? Fiz muito disso em espetáculos e cinemas, mas os meus filhos não fazem... Obrigam-me a ficar na fila, aguardando a minha vez! Eles não sabem que o mundo é dos espertos. Quem pode mais, chora menos. Mas os ditados deles são outros. Vivem reportando-se à Lei do Escuta, procurando cumpri-la a todo o custo... Mas, eu não sou Escuteira e foi-me imposto um comportamento diferente do que estava habituada.
Nas paredes dos seus quartos, coloquei quadros reproduzindo pintores famosos e agora estes estão no meio de certificados, distintivos, lenços, fotografias, recortes de actividades regionais, nacionais, internacionais, etc. Até dá pena, só de ver!
Vocês não sabem, mas o Escutismo parece uma “praga”... Existe em todo mundo e eles estão recebendo cartas do estrangeiro. Coisa rara nos dias de hoje, receber cartas... As que chegam, são as da luz, as da água, da empresa de telecomunicações...
Já falam em intercâmbio com jovens de outros países. Até parece que se conhecem há muito tempo. Recebem distintivos, lenços, selos, e artesanato desses amigos, a que chamam de irmãos, sem nunca os terem conhecido. É uma loucura!
E agora, meus amigos, se não quiser aumentar ainda mais o seu "stress", não inscreva os seus filhos no Escutismo! Ele muda a vida de toda a família!
Mesmo que eles implorem, seja "de ferro"!
Deve existir qualquer outra coisa que forme o caráter e forme bons cidadãos...

(texto inspirado em uma publicação de Sandra Gouveia - 52º RJ - UEB), adaptado.~