quarta-feira, 15 de junho de 2016

Actividade comemorativa do 31º aniversário dos escuteiros de Nogueiró

Realizou-se no passado fim de semana 10, 11 e 12 de junho o acampamento comemorativo do 31º aniversário da fundação do escutismo em Nogueiró.
 O acampamento teve lugar, no mesmo local onde à 31 anos, escuteiros e dirigentes fundadores e agrupamentos convidados estiveram acampados, na zona envolvente à Capela de Nossa Senhora da Consolação do Monte, na Fregueisa de Nogueiró e Tenões.

Das atividades realizadas salienta-se a realização da Velada de Armas, que visa a preparação dos escuteiros para o compromisso que irão assumir "Promessa Escutista", na noite de sábado, que contou com a presença, além dos escuteiros, de alguns pais bem como do Pde Miguel Angelo Oliveira, Assistente do Agrupamento. Também nesta Velada são benzidas todas as insígnias que serão usadas pelos Escuteiros que fizeram ou renovaram a promessa. Esta Velada de Oração foi realizada na Capela de Nossa Senhora da Consolação do Monte. Seguiu-se o já tradicional Fogo de Conselho.

Na manhã de domingo dia 12, os escuteiros desceram a encosta do Monte de N. Sra da Consolação e dirigiram-se à Igreja paroquial de Nogueiró para o ponto alto das comemorações, a Eucaristia de Promessa, antes de entrar na Igreja os escuteiros rumaram ao cemitério para fazer uma breve oração e colocar um centro de flores na campa do Chefe Arménio Manuel Maia Rodrigues, que foi dirigente do agrupamento.

 Na Eucaristia, que teve inicio pelas 11h e presidida pelo Assistente do Agrupamento, estiveram presentes além da comunidade paroquial, os agrupamentos de Lamaçães, Fraião, Pedralva, Sérgio Matos - Chefe da Comunidade Gilwell, Daniel Ferreira e Nelson Almeida em  representação da Junta Regional de Braga, João Araújo - Chefe do Núcleo de Braga.

Nesta cerimónia realizaram a sua promessa de Escuteiro: 3 lobitos, 3 exploradores, 1 caminheiro.
Ana Isabel, Nuno Cunha e Ricardo Costa, foram os 3 novos dirigentes que fizeram o seu compromisso de Chefes.

No final da Eucaristia, os escuteiros fizeram uma surpresa ao Chefe Alberto Coelho, lendo alguns textos escritos por cada uma das secções do agrupamento homenageando o Chefe, projetaram um video alusivo aos seus 31 anos de escuteiro no agrupamento, e em nome de todos os escuteiros a chefe de Agrupamento, Márcia Coelho entregou-lhe um ramo de flores.

O Chefe de Núcleo de Braga, João Araújo surpreendeu também o dirigente entregando-lhe a "Flor-de-Lis de Prata", destinada a premiar os Dirigentes do Núcleo de Braga com 25 anos de serviços prestados ao Corpo Nacional de Escutas.

No Final da Eucaristia, foi cantado os parabéns ao Agrupamento, seguiu-se um pequeno convivio no recinto da residência paroquial o corte e partilha do Bolo de aniversário.

A direção do agrupamento de escuteiros de nogueiró, agradece a todos os que se quiseram juntar à nossa comemoração, e a todos os que de uma maneira ou de outra têm colaborado com o agrupamento, OBRIGADO

Fotos: Ricardo Costa (velada de armas) ; Sérgio Matos (desfile, promessa e convivio)