sábado, 12 de setembro de 2015

Freguesia Nogueiró/Tenões no Orçamento Participativo Braga - Participe

Como não podia deixar de ser junto enviamos os projetos apresentados pela Freguesia Nogueiró /Tenões, bem como um projecto que irá decorrer no Apeadeiro - Centro Escutista de Braga, PARTICIPE
Podes votar se tens mais de 16 anos.
Na primeira fase da votação, (1 a 18 setembro) cada cidadão vota em seis projetos, escolhendo o projeto considerado mais importante em cada uma das seis áreas em que as propostas podem ser apresentadas.

Na segunda fase,(21 a 30 setembro) cada cidadão escolhe um projeto entre os trinta apurados na primeira fase.


Projeto: 

Orquestra Filarmónica de Braga

Projeto número: OP16/PROJ000052
Área de intervenção: cultura e património (material e imaterial)
Título do projeto: Orquestra Filarmónica de Braga
Descrição sucinta: O projeto propõe a criação de uma Orquestra Clássica em Braga com atividade regular na região do Minho / Galiza. Pretende-se que o projeto tenha início e conclusão em 2016. A orquestra não terá custos fixos, uma vez que não terá músicos residentes contratados, nem maestro titular, sendo constituída preferencialmente por músicos jovens da região.

As necessidades iniciais apresentadas neste projeto têm como objetivo a criação da estrutura base da orquestra para que, a partir daí, a mesma se possa desenvolver de uma forma sustentável.

O objetivo é que cada cêntimo atribuído à orquestra seja devolvido aos cidadãos, sob a forma de música, para que estes sintam a vantagem de manter as parcerias e contribuições necessárias para a sustentabilidade da instituição a longo prazo.

A internacionalização do projeto, abrindo-o à Galiza, elevará muito as possibilidades de sucesso deste projeto, tendo em conta que triplica o mercado alvo.

O nome a atribuir à orquestra está em aberto para poder refletir a identidade da comunidade que a vai criar: Orquestra Filarmónica de Braga; Orquestra Filarmónica do Minho ou Orquestra Filarmónica do Minho e Galiza.

O projeto conta desde já com o apoio de diversas entidades e personalidades, entre as quais destacamos, desde já, a Junta de Freguesia de Nogueiró - Tenões e a associação Canto D` Aqui. Orçamento: 79 250,00 €

Propostas que deram origem ao projeto: OP16/PROP000065

Local da execução:Avenida da Liberdade 9, 4715-387 Braga, Portugal
Freguesias abrangidas: NOGUEIRÓ E TENÕES;



Projeto: 

Parque Infantil, campo de ténis e parque geriátrico no Bom Jesus


Projeto número: OP16/PROJ000039
Área de intervenção: equipamentos (melhoria ou reparação de equipamentos culturais, sociais, etc.) e espaços públicos (jardins, parques, praças, etc.)
Título do projeto: Parque Infantil, campo de ténis e parque geriátrico no Bom Jesus
Descrição sucinta: A crescente procura do Bom Jesus por parte de turistas, mas também por residentes no município de Braga, tornam-no um dos espaços mais privilegiados, para os momentos de lazer, recreação, desporto e turismo. Assim sendo, é apresentado ao Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Braga o projeto designado “Parque infantil, campos multiusos e parque geriátrico no Bom Jesus”, com as seguintes intervenções e objetivos:

Parque infantil:

• O objetivo é instalar um conjunto de diversões (baloiços, balanços, bonecos com mola, caixa de areia, escorregas, construções, entre outros) para que a comunidade infantil possa utilizar o espaço, com todas das normas legais exigidas para estas instalações.

Campo multiuso:

• O objetivo é construir um espaço para prática desportiva, que cumpra todos os requisitos legais para a prática de vários desportos (ténis, voleibol, futsal, entre outros). A construção deste espaço deve ter um impacto discreto no local. Associada a esta construção será necessário construir novos balneários/WC de apoio.

Parque geriátrico:

• O objetivo é instalar um conjunto de peças (bicicleta fixa, alteres, bancos de pernas, entre outros) que permitam a exercitação física de uma população mais idosa, mas também para o público em geral.

Consideramos que este projeto será uma oportunidade excecional para voltarmos a ter o parque infantil e o campo de ténis no Bom Jesus, que tantas e boas recordações trazem a todos os bracarenses.

Propostas que deram origem ao projeto: OP16/PROP000050
Local da execução: Largo do Santuário do Bom Jesus, 4715-056 Braga, Portugal
Freguesias abrangidas: NOGUEIRÓ E TENÕES;

Projeto: 

Centro Interpretativo Ambiental - Um Espaço de Cidadania


Projeto número: OP16/PROJ000047
Área de intervenção: ecologia, ambiente e energia
Título do projeto: Centro Interpretativo Ambiental - Um Espaço de Cidadania

Descrição sucinta: Não podemos ceder no que à defesa do desenvolvimento sustentável e integral diz respeito.

É necessário fomentar uma cidadania ativa, conhecedora do mundo em que vive. Assim, este projeto pretende ser um contributo para a educação cívica, procurando auxiliar a compreensão da complexidade dos problemas, a finitude dos recursos naturais e a necessidade de se tomarem opções que favoreçam, o mais amplamente possível, o bem comum e a sustentabilidade ambiental. Fomentando as competências e práticas para uma vivência plenamente harmoniosa.

Prevê-se a necessidade de implementar nas instalações da antiga Escola Primária do Monte (Aveleda), a dinâmica de um Centro Interpretativo Ambiental.

Este espaço será um ponto de partida, de passagem e de chegada para um conjunto de experiência, atividades e oportunidade de interação com a temática ambiental.

Localiza-se geograficamente num ponto estratégico com infraestruturas ferroviárias, rodoviárias e pedonais que se complementam.

Alguns dos objetivos:

• Implementar da agenda de atividades aberta à comunidade;

• Criar um espaço de formação e educação não formal;

• Dotar a cidade de Braga de um Centro que permita acolher todos os que o visitam;

Exemplos de ações:

• Festival "O Ambiente é altamente!";

• "Braga e a natureza" - Concurso fotográfico;

• "Juntos pelo ambiente" - Campanha;

• Oficinas/Ateliês/Workshops:

• “Braga um Tesouro ambiental” – Jogos.

Com este projeto ganha o município, ganhamos todos!

Propostas que deram origem ao projeto: OP16/PROP000058
Local da execução: Rua do Monte 8, 4705 Aveleda, Portugal
Freguesias abrangidas: CELEIRÓS, AVELEDA E VIMIEIRO;





PARA VOTAR e MAIS INFORMAÇÕES



Está a decorrer:
de 1 a 18 de setembro - 1ª Fase de Votação dos projetos
Na primeira fase da votação, cada cidadão vota em seis projetos, escolhendo o projeto considerado mais importante em cada uma das seis áreas em que as propostas podem ser apresentadas.

de 21 a 30 de setembro - 2ª Fase de Votação dos projetos
Na segunda fase, cada cidadão escolhe um projeto entre os trinta apurados na primeira fase.

outubro - Apresentação pública dos projetos vencedores
Os projetos mais votados serão apresentados publicamente no dia 8 de Outubro numa sessão em data e local a designar.