domingo, 23 de novembro de 2014

Conselho Nacional de Representantes do CNE - 22 nov 2014

Foi realizado ontem dia 22 de Novembro 2014, em Fátima, o Conselho Nacional de Representantes, órgão deliberativo do Corpo Nacional de Escutas.
Na manhã de sábado, foi apresentado pela Junta Central, discutido e colocado a votação, tendo sido aprovado pelos conselheiros, o Plano de atividades e Orçamento da Junta Central para o ano de 2015, com 153 votos.

A tarde do Conselho Nacional abriu com a discussão das formas de expressão do Luto na associação, prevista no artigo 9º do Regulamento de Protocolo do Corpo Nacional de Escutas . Depois do assunto discutido pelos conselheiros foi aprovado que o luto oficial será única e exclusivamente por um período de sete dias e que cada um fica com a liberdade de expressão do respetivo luto individual.

Outro ponto da agenda desta tarde esteve relacionado com a aprovação da introdução da nova insígnia a ser usada pelos Candidatos a Dirigentes. Esta premissa pressupõe uma alteração ao 10º artigo do Regulamento de Uniformes, Distintivos e Bandeiras.
Foi apresentada pelo agrupamento 10 Cedofeita da Região do Porto uma proposta alternativa à insígnia apresentada pela Junta Central. Ambas as propostas foram levadas a votação e a opção escolhida foi a apresentada pelo Agr. 10 de Cedofeita com 98 votos.

Foi também aprovada a proposta que prevê o pagamento dos IUC (Imposto Único de Circulação) dos veículos de toda a associação pela Junta Central que debitará, à posteriori, os montantes às respetivas Junta Regionais. Também no âmbito desta proposta foi aprovada a obrigatoriedade do uso da Via Verde por todos os veículos do CNE no sentido de evitar as multas que decorrem do não pagamento das passagens de veículos do CNE nas antigas SCUTs.

A proposta da Junta Central relativa ao adiamento da implementação dos percursos de formação contínua do novo sistema de formação de adultos por um período de um ano foi igualmente aprovada.

Sem comentários: